FORÇA DE VONTADE

Sobrevivente do holocausto conclui ensino médio aos 88 anos

Esther Bergan, uma sobrevivente do holocausto, realizou um sonho que aos seus olhos parecia impossível. Aos 88 anos de idade, ela conseguiu concluir o nível médio e foi aplaudida ao entrar com roupa e chapéu de formatura no auditório de uma escola em Plymouth, Minnesota (EUA).

Esther Bergan, uma sobrevivente do holocausto,  realizou um sonho que aos seus olhos parecia impossível. Aos 88 anos de idade, ela conseguiu concluir o nível médio e foi aplaudida ao entrar com roupa e chapéu de formatura no auditório de uma escola em Plymouth, Minnesota (EUA).

A história desta mulher é surpreendente!

Begam, sobreviveu à perseguição nazista na década de 1940 e conseguiu superar a dor da separação da família.

O desejo surgiu no coração de Begam, quando pela primeira vez sentiu vontade de receber o diploma, ao visitar alunos da Wayzata High School, onde a neta trabalha como secretária.

Ela foi convidada a compartilhar sua história na Wayzata High School e, ao ser questionada sobre seu maior arrependimento, disse: “A única coisa que eu lamento é não ter o meu diploma do ensino médio”.

A direção da escola decidiu atender ao pedido e, finalmente pode realizar o seu sonho, com direito a beca e capelo. Um dos diretores da escola, Scott Gengler, declarou: “Com 71 anos de atraso”.

Ao recordar a sua história, Begam contou, que ainda uma criança, quando a Alemanha invadiu a Polônia, sua terra natal. Foi obrigada a abandonar os estudos e a começar a trabalhar.

Nessa época, o pai de Esther, um rabino, já havia partido para servir o exército polonês como capelão, nunca mais foi visto. Sua mãe e seu irmão mais novo foram torturados e mortos no campo de concentração de Auschwitz, enquanto a irmã mais velha, também forçada a trabalhar e não sobreviveu.

Aos 17 anos, ela se casou com outro sobrevivente do Holocausto e se mudou para os EUA. Porém, não havia conseguido terminar a escola.

“Você tenta não se lembrar de tudo, mas não é fácil”, confessa Begam.

Esther Bergan com seu marido e a filha Faye. Foto: Kare TV
De acordo com informações da Kare TV, a maior parte da família estava presente: filhos, netos e bisnetos que a cumprimentaram com beijos e abraços.

Um dos netos fez um discurso, e ao falar aos estudantes pediu que compartilhem a história da avó “para garantirmos que isso nunca mais aconteça”, implorou.

Esther Bergan é um exemplo de vida, de sonho, de superação.

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”. (Johann Goethe) 

Fonte: CONEXÃO BOAS NOTÍCIAS
Créditos: JOSY GOMES MURTA