seja ativo

PERDEU O VIGOR SEXUAL?! Confira dicas para manter o sexo ativo e saúdavel na terceira idade

Foto: WA-Dann Tardif/Getty Images

Não é novidade que, por conta da baixa de hormônios, a vida sexual pode sofrer uma queda de qualidade conforme os anos passam. Contudo, tomando os devidos cuidados, é possível manter o sexo ativo e saudável em idades mais avançadas.

Apesar das mudanças que ocorrem no corpo do homem, a chegada da idade não é um motivo para deixar a vida sexual de lado. Pelo contrário: a sexualidade é um fator importante para uma vida saudável. Com as dicas certas, é possível se manter sexualmente ativo.

Para as mulheres, muitas vezes as dificuldades envolvem perda da vontade, do desejo sexual. Entre as causas físicas, as alterações hormonais, como as que ocorrem na menopausa, podem contribuir para diminuir a libido e dificultar relações com penetração, uma vez que a região íntima pode ficar mais sensível e provocar dor.

Por isso, o Polêmica Paraíba reuniu para você uma lista com dicas essenciais para se manter sexualmente ativo após os 50. Confira abaixo:

Invista nas preliminares

Na terceira idade, o homem pode precisar de mais estímulo para obter uma ereção. Portanto, não tenha pressa para realizar a relação sexual com penetração. Estimular o pênis antes do ato sexual, seja sozinho ou com a ajuda da parceira, ajuda a facilitar a ereção, além de melhorar o clima antes da relação sexual em si. Um ambiente confortável, tranquilo e sem interrupções também ajuda nesse momento.

Explore

Tire o foco da penetração e aprenda a estimular e receber estímulo em outras áreas do corpo. É preciso ampliar o contato com o corpo todo, pois nesta fase a excitação, a ereção e a lubrificação demoram mais para acontecer.

INOVE

Experimente acessórios e produtos eróticos. Uma camisinha diferente, lubrificantes com sabor e aroma e brinquedos sexuais. É uma fase para explorar a criatividade, estimulando o prazer físico e a excitação psicológica também.

Converse com seu parceiro (a)

Abra a possibilidade de conversar sobre sexo com seu parceiro ou parceira. Sentir-se confortável é fundamental e nada melhor do que trazer o assunto à tona. Fale de suas dificuldades e também de suas preferências. Busquem juntos soluções para as dificuldades!

Procure especialistas

Procure um psicólogo especialista em sexualidade. Este profissional vai ajudar o casal a enfrentar e superar medos e tabus referentes ao envelhecimento, a melhorar o relacionamento e a encontrar novas formas prazerosas de fazer sexo.

Faça visitas regulares ao urologista e ginecologista. Estes especialistas podem indicar os melhores tratamentos e alternativas para algumas dificuldades.

 

*Com informações do Viver Bem

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba