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'ADORO CHEIRO DE POBRE MORTO': cartaz de show do Dead Kennedys critica 'cultura da bala'

Ilustração para promover turnê da banda mostra família de palhaços empunhando armas e vestindo versão da camisa canarinho, em cenário de destruição

‘Queria mais criticar o estereótipo da classe média brasileira, que adotou a cultura do armamentismo’, diz autor
São Paulo – A turnê da banda norte-americana de hardcore Dead Kenndys no Brasil teve um ingrediente extra: pôster promocional, não oficial, faz uma provocação ao momento político do Brasil, na divulgação da turnê em solo brasileiro para marcar 40 anos de atividades, em maio. A ilustração mostra uma família maquiada como palhaços Bozo, empunhando armas, vestindo versões da camiseta da seleção brasileira de futebol e de suásticas que fazem referência ao nazismo e à frente de um cenário de destruição de uma favela, tudo acompanhado da inscrição “Amo o cheiro de gente pobre morta de manhã”. A peça causou polêmica já nos primeiros minutos após sua publicação nas redes sociais.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad compartilhou a ilustração em seu perfil no Instagram para criticar o governo Bolsonaro. “Vale a pena ouvir um punk rock premonitório”, escreveu. O músico e apresentador João Gordo comentou na publicação e convidou Haddad para ir ao camarim da banda para acompanhar o show da banda em São Paulo, dia 25 de maio. “Vai no show, professor. Te ponho lá com os caras.”

Ao portal UOL, o ilustrador alagoano Cristiano Suarez, autor da arte, disse que não pensou em fazer crítica diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, mas para a parcela da população que apoia a liberação da posse e do porte de armas de fogo, uma das bandeiras da campanha eleitoral do presidente.

“Não é uma crítica explícita ao Bolsonaro. O ‘bozo’ é uma alfinetada, mas eu queria mais criticar o estereótipo da classe média brasileira, que adotou a cultura do armamentismo, que louva armas, acha que é possível resolver tudo na base da bala, e que o Exército deve cuidar da segurança pública”, explicou.

A grande repercussão do cartaz  fez a própria banda divulgar um comunicado no Facebook, afirmando não ter responsabilidade sobre a divulgação da turnê em território brasileiro.

“O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica, conhecida por suas declarações políticas e assume uma forte posição anti-fascista e anti-violência. No entanto, a banda sente que não pode presumir saber o suficiente sobre situações em outros países para manifestar-se sobre suas políticas específicas”, disse o texto.

O Dead Kennedys, liderado por Jello Biafra, surgiu no final dos anos 1970 e fez sucesso mundialmente no início da década de 1980, com o disco Fresh Fruit for Rotting Vegetables, que trazia canções de protesto que acabaram virando hinos do gênero como California Über Alles (Califórnia Acima de Tudo) e Holiday in Cambodia (Feriado no Camboja), entre outros. “A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, provocar as pessoas a pensarem por si próprias.”

Não é a primeira vez que o Brasil é retratado em um pôster de uma banda de rock de sucesso planetário. Em 2018, o Pearl Jam estampou pássaros armados na peça que promovia seu show no Rio. Em comunicado lançado à época, a banda afirmou que a arte era “uma homenagem ao Rio de Janeiro, particularmente às pessoas das favelas da cidade”.

 

Fonte: Rede Brasil Atual
Créditos: RBA