Pela primeira vez na história da Paraíba, uma escola pública da rede municipal conquista o título de melhor equipe do estado na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
O feito inédito foi alcançado por estudantes da Escola Municipal Júlia Figueiredo, localizada no município de Sapé.
A equipe, formada por alunos do 9º ano B, é uma das oito que representarão o estado na grande final da 17ª edição da olimpíada, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
Ao todo, mais de 57 mil equipes de todo o país participaram da competição. Apenas 351 avançaram para a fase final.
Duas delas são da Escola Júlia Figueiredo, sob orientação do professor de história Bruno Chaves, que já havia levado uma equipe da escola à final da ONHB no ano passado.
A equipe campeã estadual, batizada de Regentes do Império, é composta pelos estudantes Giovana Pereira de Melo (14), Maria Vitória da Silva (14) e Victor Emanuel Silva do Nascimento (16). Eles terão as passagens aéreas custeadas pela Unicamp.
Já a segunda equipe da escola, chamada Amarelo Cor de Rosa — formada por Hellen Simara de Araújo Silva (14), Rayssa da Silva André (14) e Lorrany Ketyllin Freitas Coutinho (15) —, deve contar com apoio da Prefeitura de Sapé para cobrir os custos da viagem, hospedagem e alimentação. Segundo o professor Bruno Chaves, a gestão municipal já demonstrou interesse em viabilizar a participação do grupo.
Equipe Amarelo Cor de Rosa. Da esquerda para a direita estão as estudantes Hellen, Rayssa e Lorrany , e o professor Bruno Chaves – Foto: Acervo pessoal/Bruno Chaves
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)
A ONHB é composta por seis fases online e uma etapa final presencial. As provas abordam conteúdos de história e temas contemporâneos, como desinformação, mídia e inteligência artificial. O tema desta edição é: “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”.
“É uma alegria muito grande ver meus alunos se saírem bem e se destacarem na Olimpíada, até porque eu fui aluno de escola pública”, declarou o professor Bruno Chaves, que participou da terceira edição da Olimpíada, em 2011, como estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Chaves destaca a importância da disciplina de história na formação cidadã. “Eu vejo como fundamental a disciplina de história para a formação desses indivíduos, porque eles vão ficar aí para sempre, para serem indivíduos que não recebem tudo passivamente, que conseguem questionar, problematizar, ter opiniões”, afirma o professor.
Neste ano, o professor orientou nove equipes na Escola Júlia Figueiredo, totalizando 27 alunos. Cinco grupos chegaram à semifinal e dois avançaram para a final.
A Paraíba será representada por oito equipes na última etapa: quatro de escolas públicas e quatro de instituições privadas.
Entre as públicas, além da Júlia Figueiredo, participam a Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula (João Pessoa) e o IFPB – Campus Campina Grande.
As privadas são GGE João Pessoa (2 equipes), ISO João Pessoa e Habilis João Pessoa.
O avanço das equipes de Sapé marca um momento histórico para a educação pública municipal da Paraíba e reforça o potencial transformador da escola pública de qualidade.