Jogada de mestre

Projeto da Prefeitura de Campina Grande oferece aulas de xadrez na Rede Municipal de Ensino

Seis escolas já oferecem as aulas mas, em breve, todas as unidades serão contempladas

Seis escolas já oferecem as aulas mas, em breve, todas as unidades serão contempladas

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), implantou o projeto “Jogada de Mestre’ em seis escolas da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa vai oferecer aulas de xadrez para os estudantes como forma de promover o desenvolvimento das funções cognitivas de percepção, atenção, memória e raciocínio lógico.

Inicialmente, as aulas estão acontecendo nas escolas municipais CEAI Dr. João Pereira de Assis, CEAI Dr. Elpídio de Almeida, CEAI Governador Antônio Mariz, Padre Antonino, Lafayete Cavalcante e Maria Anunciada Bezerra.

Segundo o secretário de Educação do município, Raymundo Asfora Neto, essas escolas receberam  o projeto de forma experimental, mas a ideia é expandir gradativamente a iniciativa.

“A ideia foi encontrar no xadrez uma ferramenta pedagógica que, comprovadamente, impacta na aprendizagem dos estudantes. Ou seja, vamos trazer para essas escolas a possibilidade de que o aluno aprenda de forma lúdica, isso porque ele vai estar brincando, competindo e, ao mesmo tempo, melhorando seu desempenho cognitivo”, explicou.

O projeto também tem o objetivo de promover a cidadania e desenvolver valores éticos e morais, fundamentais para a formação humana. “Por isso, a ideia é oferecer um ambiente escolar mais atrativo e instigante. Permitindo aos estudantes o pensamento crítico, planejamento e tomada de decisões mais assertivas”, acrescentou o secretário.

As aulas de xadrez estão acontecendo no contraturno escolar. Ou seja, se o aluno estuda no turno da manhã poderá participar dos jogos à tarde e vice-versa. Em alguns casos, o projeto acontece durante as aulas de disciplinas específicas.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba