serviços

Prefeitura de Campina Grande inicia grupo de controle do tabagismo no Terminal de Integração

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, por meio do Programa de Controle do Tabagismo “Campina Livre do Fumo”, está iniciando nesta semana um grupo de controle do tabagismo no Terminal de Integração de Passageiros. O objetivo é ofertar o serviço com acesso facilitado, para que os trabalhadores possam participar e largar o vício.

Foto: divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, por meio do Programa de Controle do Tabagismo “Campina Livre do Fumo”, está iniciando nesta semana um grupo de controle do tabagismo no Terminal de Integração de Passageiros. O objetivo é ofertar o serviço com acesso facilitado, para que os trabalhadores possam participar e largar o vício.

“Nós já temos um serviço com presença importante dentro do Terminal de Integração que é a vacinação. Agora, vamos iniciar um grupo de controle do tabagismo, que vai funcionar sempre às 17 horas, como forma de atender aos trabalhadores no contraturno do trabalho. Os encontros vão acontecer semanalmente e durante esta semana estamos fazendo as inscrições e avaliações”, explicou a psicóloga Byanka Andrade, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo.

O trabalho com grupos de fumantes já está presente em mais de 30 serviços. Os grupos são formados por tabagistas que se reúnem para receber orientações e o acompanhamento de médicos, psicólogos e assistentes sociais para ajudar a deixar o cigarro. Eles também recebem medicação, a exemplo do adesivo utilizado para diminuir a vontade de fumar e antidepressivos.

Em algumas unidades, como a UBS Raiff Ramalho, as reuniões também já acontecem no período da noite para propiciar que os trabalhadores não deixem de participar. Neste ano já se inscreveram mais de 200 pessoas e os locais mais procurados são o Centro de Saúde Francisco Pinto e a Policlínica do Catolé.

Em Campina Grande foi desenvolvida uma terapia que tem alcançado resultados ainda melhores. A terapia auricular, ou acupuntura auricular, é utilizada com alguns dos fumantes. O modelo já foi aplicado em mais de dez grupos. O projeto foi premiado no 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e foi apresentado no Congresso Internacional de Medicina da Família, o World Conference of Family Doctors (WONCA).

O programa é desenvolvido desde 2007 na cidade. Os dados mostram que 81% dos inscritos inicialmente em média conseguem parar de fumar. O Ministério da Saúde entende que pelo menos 30% precisam deixar o cigarro para que o projeto seja considerado eficiente na cidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por 90% dos casos de morte em pessoas com câncer de pulmão. Além do câncer de pulmão, fumar pode causar danos em outras partes do corpo e problemas cardiovasculares. Em Campina Grande, a média de mortes por câncer de pulmão é superior a 50 óbitos por ano.

Relação de unidades do programa

Hospital Universitário Alcides Carneiro

UBS Velame II

CAPS 3

CAPS AD

UBS Antônio Aurélio Ventura de Oliveira

UBS Maria de Lourdes Leôncio

UBS Novo Horizonte

UBS Ressurreição

UBS Odete Leandro (UEPB)

Ubs Portal Sudoeste

UBS Centenário

UBS São Januário

UBS João Rique

UBS Nações

UBS Adalberto César

UBS Araxá

Policlínica do Catolé

UBS Adriana Bezerra de Carvalho

UBS José Bezerra Pimentel

Centro de Saúde Francisco Pinto

UBS Antônio Aurélio Ventura

UBS Jocel Fechine

UBS Antônio Virgílio Brasileiro Silva

UBS Malvinas 3

UBS Inácio Mayer

UBS José Aurino de Barros Filho

UBS Porteira de Pedra

UBS Crisóstomo Lucena

UBS Raiff Ramalho

UBS Severino de Souza Ramos

UBS Horacina de Almeida

UBS Galante

 

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba