Ministério do Turismo

ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO: pesquisa aponta João Pessoa como um destinos mais procurados para o verão

Um levantamento do site de viagens Decolar mostra a Capital da Paraíba como um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para o verão.

Um levantamento do site de viagens Decolar mostra a Capital da Paraíba como um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para o verão. Segundo a pesquisa, divulgada pelo Ministério do Turismo, sete destinos da Região Nordeste figuram entre as 11 localidades nacionais favoritas de brasileiros para janeiro de 2021: Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e João Pessoa (PB).

O levantamento reforçou a perspectiva de que o turismo doméstico vai liderar a retomada do setor em meio à pandemia, de acordo com o Governo Federal.

Os números, que estabelecem um comparativo em relação ao mesmo período de 2020, se baseiam nas buscas de consumidores por produtos em plataformas da Decolar até o dia 19 de outubro deste ano, para check-in até 10 de janeiro de 2021. Conforme a empresa, a gradual reabertura de atividades econômicas no Brasil proporciona o aumento de fluxo na procura de viagens para as férias de verão no país.

A pesquisa mostra que João Pessoa não constou na lista no levantamento em 2020, mas está na 11ª colocação este ano, ao lado de outras Capitais do Nordeste.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou as expectativas e reafirmou o empenho pelo restabelecimento do setor. “Trabalhamos na pandemia para que o turismo não quebrasse e estivesse pronto para a retomada. E dados como esses indicam que os destinos nacionais terão um forte movimento no verão, favorecendo que o turismo recupere a sua capacidade de contribuir com a economia e a consequente geração de emprego e renda”, observa.

Ainda conforme o Governo Federal, vários dados sobre o turismo nacional apontam a retomada de negócios no país. Segundo um estudo de outubro do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), por exemplo, a oferta nacional de meios de hospedagem se aproxima da normalidade pré-pandemia. O levantamento mostra que mais de 90% dos hotéis de 64 redes consultadas estão abertos, representando uma disponibilidade de quase 127.600 quartos.

Dos estabelecimentos da área que ainda seguem fechados, 45% pretendem reabrir ainda neste ano, sendo cerca de 20% deles já em outubro. Outro número que reflete a recuperação do mercado de viagens no país vem da última Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. O índice de atividades turísticas medido no estudo registrou, em agosto, o quarto mês seguido de alta, atingindo 19,3%, e desde maio o setor já acumula um ganho de 63,4%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba