decisão

Ministros do STF votam por condenar 3º réu pelos atos de 8 de janeiro

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou na noite desta quinta-feira, 14, o terceiro réu pelos atos golpistas do 8 de janeiro, o entregador Matheus Lima de Carvalho Lazaro. Mais cedo, os ministros do STF votaram pela condenação dos réus Aécio Lúcio Costa Pereira e Thiago de Assis Mathar, a 17 e 14 anos de prisão, respectivamente.

Voto do relator: O ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, votou pela condenação de Matheus Lima pelos mesmos cinco crimes pelos quais os dois primeiros réus foram condenados, com pena de 17 anos.

Como votaram os outros ministros: Assim como fez nos julgamentos dos dois primeiros réus, o revisor Nunes Marques votou por condenar Matheus Lima por apenas dois dos cinco crimes. Acompanharam integralmente o voto de Moraes os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Acompanharam parcialmente os ministros Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso.

Condenação do 1º réu dos atos golpistas: Pela manhã, a Corte condenou o primeiro envolvido nos atos de janeiro por todos os cinco crimes apontados na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). A pena definida foi de 17 anos. O primeiro condenado foi o cientista da computação Aécio Lúcio Costa Pereira, ex-funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que foi preso em flagrante no Senado Federal.

2º réu condenado: À tarde, o STF condenou o segundo réu, Thiago de Assis Mathar, pelos mesmos cinco crimes: golpe de Estado, associação criminosa armada, abolição violenta do Estádio Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. A pena desse réu, no entanto, foi menor: 14 anos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra