Final feliz

Gato nasce sem ânus, fica 50 dias sem fazer cocô e é submetido a cirurgia

Um filhote de gato nasceu sem o ânus e sobreviveu após ficar 50 dias sem defecar e ter duas paradas cardíacas. O animal, que recebeu o nome de ‘Boninho’, precisou ser socorrido às pressas pela ONG Viva Bicho, de Santos, no litoral paulista, e passou por procedimento cirúrgico de emergência para sobreviver.

Em entrevista ao G1 neste sábado (4), a assessora de comunicação da ONG, Leila Abreu, explicou que, recentemente, a equipe resgatou uma gata prenha e conseguiu arrumar um lar temporário para ela. “Como a gata prenha precisa de um lugar tranquilo para ficar, arrumamos esse local para os filhotes nascerem. E eles nasceram super bem e foram bem acompanhados, só que a pessoa que estava cuidando deles notou que um dos filhotes estava ficando com a barriga muito grande”, afirma.

Após o relato da cuidadora do lar temporário, os profissionais da ONG a orientaram a levar o filhote naquele mesmo momento para atendimento veterinário. Ao chegar na Viva Bicho, os médicos veterinários fizeram uma série de exames e descobriram que Boninho havia nascido sem o ânus.

Conforme explica Leila, a atresia anal é uma anomalia congênita que, eventualmente, pode ocorrer em gatos e cachorros. A falta de perfuração do ânus compromete a saúde do animal, levando-o à morte. Dessa forma, para salvar a vida de Boninho, foi necessário realizar, emergencialmente, a reconstrução cirúrgica do ânus.

Fonte: G1
Créditos: G1