
O Ranking dos Políticos atualizou a colocação geral de pontuação em seu site oficial (www.politicos.org.br) e, diante das avaliações realizadas, o 1º lugar no Congresso Nacional é do senador paraibano Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal.
Efraim obteve a maior nota, até agora, 8,70. Ele tirou 10 na avaliação de votações sobre antiprivilégios e 7,96 nas análises relacionadas ao antidesperdício como presenças e economia de verbas. Além disso, no tema anticorrupção e processos, o parlamentar paraibano não possui condenações judiciais.
Ao receber a notícia pela equipe do próprio site, de que estava no topo da lista atualizada do ranking completo do Congresso Nacional, Efraim foi taxativo: “Essa é nossa obrigação, deve ser compromisso inegociável de todos que detém mandato político. Mas a gente fica muito feliz em conseguir, mais uma vez, esse podium e ter esse reconhecimento publicizado. É, de fato, um estímulo para manter o nosso trabalho no caminho certo”.
Metodologia do ranking dos políticos
A pontuação dos políticos é definida de acordo com a atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, o grupo avalia dados de origem oficial e pública sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
Já no 1º ano de mandato como senador, em 2023, Efraim Filho recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 8,99 pontos, sendo o 1º parlamentar da Paraíba e o 1º na colocação geral.
