Sub-notificação

Cientistas britânicos apontam que uma a cada dez pessoas com coronavírus estão sendo contabilizadas no Brasil

A Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical publicou no último domingo(22) um estudo que estima o número de casos de coronavírus não contabilizados por falta de notificação.

A Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical publicou no último domingo(22) um estudo que estima o número de casos de coronavírus não contabilizados por falta de notificação. O estudo busca facilitar a criação de estratégias para combater a disseminação da doença.

Segundo o estudo, uma média de 11% dos casos sintomáticos de Covid-19, algo em torno de uma a cada dez pessoas que possuem o covid-19 e demonstram os sintomas da doença, foi registrada pelo governo. Os pesquisadores britânicos utilizaram como base um modelo matemático que tem como referência a taxa de letalidade da doença na China que foi definida em 1,38% por médicos chineses.

Os britânicos ajustaram, da mesma forma, as taxas de letalidade do Brasil e de outros 26 países e compararam-nas com a da China. Se a taxa ajustada for maior que 1,38%, isso sugere que apenas uma fração dos casos foi registrado.  No caso do Brasil, eles chegaram ao resultado médio de notificação de 11%. Tomando como base os dados desta quarta (24), em que o Ministério da Saúde atualizou para 2.433 os casos confirmados no Brasil, pode-se estimar que há 22.118 casos sintomáticos de coronavírus, dos quais 19.685 não foram identificados.

LEIA MAIS.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações da Folha de São Paulo