Pandemia

'Vamos analisar a situação nos próximos dias', diz Dom Delson sobre suspensão de missas na PB

O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, disse neste sábado (06) que vai decidir nos próximos dias se renova ou não a suspensão das celebrações religiosas no âmbito de sua jurisdição eclesiástica, que abrange João Pessoa, as cidades da faixa litorânea e uma pequena parte do agreste e brejo.

O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, disse neste sábado (06) que vai decidir nos próximos dias se renova ou não a suspensão das celebrações religiosas no âmbito de sua jurisdição eclesiástica, que abrange João Pessoa, as cidades da faixa litorânea e uma pequena parte do agreste e brejo. A decisão, segundo ele, será baseada na situação epidemiológica do estado.

“Não publicamos nada ainda. Vamos observar a situação. Ainda temos tempo para tomarmos as decisões. Vamos analisar a situação nos próximos dias”, considerou o arcebispo em mensagem ao Polêmica Paraíba.

A norma que suspende as missas está em vigor desde o dia 22 de fevereiro, em meio ao agravamento da pandemia na Paraíba, com aumento na quantidade de infectados e na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As missas, no entanto, seguem sendo transmitidas online.

Um dia após a publicação dessa decisão, o Governo da Paraíba editou o novo decreto estadual para combater a Covid-19. Dentre as medidas, além da suspensão dos cultos e missas, toque de recolher das 22h às 5h nos municípios com bandeiras vermelha e laranja. Já os bares, restaurantes e lanchonetes ficam abertos entre as 6h e 16h e, após esse horário,  apenas com delivery e takeaway até às 22h. As medidas valem até o dia 10 de março.

O novo decreto também suspendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas das redes estadual e municipais de todo o estado, que devem ocorrer apenas de forma remota. Segundo o Governo do Estado, neste sábado (06), 94% dos leitos de UTI estão ocupados na Região Metropolitana de João Pessoa. Em alguns hospitais privados, já não há vagas disponíveis.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba