Explicações

'ÁRVORE DE BONS VENTOS': Ministério Público de Contas protocola representação contra a Prefeitura de Conde por retirada de monumento; leia documento

O Ministério Público de Contas (MPC), por meio da Força Tarefa do Patrimônio Cultural, apresentou ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), uma representação com pedido de informações à prefeita de Conde, Karla Pimentel (Pros), para que a gestão municipal explique o motivo da remoção da escultura “A Árvore dos Bons Ventos” de seu lugar original, na entrada da cidade.

O Ministério Público de Contas (MPC), por meio da Força Tarefa do Patrimônio Cultural, apresentou ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), uma representação com pedido de informações à prefeita de Conde, Karla Pimentel, para que a gestão municipal explique o motivo da remoção da escultura “A Árvore dos Bons Ventos” de seu lugar original, na entrada da cidade.

A obra, de autoria do artista plástico Wilson Figueiredo, foi retirada sem que a prefeitura explicasse a necessidade da remoção ou qual seria sua destinação. No lugar da obra foi instalada uma âncora. O MPC também quer saber quanto custou a substituição do monumento.

Conforme o documento,  a Prefeitura do Conde indica que a obra foi retirada do seu local de origem por conta de algumas pichações, que precisavam ser removidas.  A representação indica, porém, que não fica evidente a proporcionalidade e a razoabilidade da medida, que podem acarretar sérios e irreparáveis prejuízos à obra (que pode ser danificada), à população (que ficou privada
de um bem cultural em sua paisagem), à municipalidade (cujos cofres podem ter sido onerados à toa em tempos de pandemia) e ao artista (cuja liberdade de expressão artística foi tolhida)”, disse.

Por isso, o Ministério Público pede que a prefeitura preste informações sobre a retirada da obra de arte.  Dentre as informações solicitadas, a situação e o estado de conservação do bem cultural retirado, a motivação e justificativa técnica para a retirada da obra, quais as cautelas adotadas para evitar danos ao bem cultural enquanto ela não estiver no seu local habitual e qual o local de sua guarda temporária.

A reportagem do Polêmica Paraíba apurou que o conselheiro Arnóbio Viana, que ficou responsável por deliberar sobre a representação, deve decidir sobre o tema nesta quarta-feira (26). Procurada, a prefeita Karla Pimentel não atendeu as ligações.

Acesse aqui a representação

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba