Maurílio de Almeida

Laboratório da Capital realiza testes para Covid-19: 'É preciso ter indicação clínica', alerta diretor

Isso não quer dizer, porém, que todos devem iniciar uma corrida até os laboratórios privados sem nenhum critério.

Além dos testes oferecidos pela rede pública de saúde na Paraíba, os pacientes acometidos pelos sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e que se encaixem nas condições clínicas indicadas pelo Ministério da Saúde, têm a disposição testes realizados em redes privadas de laboratórios no estado. Isso não quer dizer, porém, que todos devem iniciar uma corrida até à rede privada sem nenhum critério.

Na Paraíba, o laboratório Maurílio de Almeida realiza os testes para Covid-19 desde o início da pandemia. Uma das técnicas utilizadas pela instituição é a RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), que faz a pesquisa do vírus na secreção nasal. O custo é do exame é de R$ 290, mas ele também pode ser feito através dos planos de saúde.

Segundo o médico e diretor-presidente da instituição, Fábio Rocha, o exame é indicado para pacientes que estão com os sintomas da Covid-19 e que têm encaminhamento de um médico. Ele alertou que o exame só deve ser feito em pessoas com sintomas como febre, tosse e falta de ar e que realmente necessitam do teste.

“Tem que ter uma prescrição. Não adianta correr para os laboratórios, não. Tem que ter uma indicação clínica para evitar uma interpretação errada, pois as pessoas estão desesperadas. Não é por aí. Se você está com saúde, agradeça”, alertou.

O laboratório Maurílio de Almeida também deve voltar a realizar, a partir da próxima semana, o exame conhecido como teste rápido, após a chegada de kits provenientes da China. Nesta técnica, o exame se debruça sobre os anticorpos do paciente, o que corrobora para o diangóstico médico sobre a infecção pelo novo coronavírus.

O médico Fábio Rocha alertou, também, contra a desinformação e o pânico. Ele acrescentou está otimista quanto à situação da pandemia no Brasil.

“Se você está com saúde, agradeça. Eu tenho a percepção médica de que, se Deus quiser, nós não vamos ter algo parecido com o que está acontecendo nos Estados Unidos, Itália ou Espanha. As condições climáticas são favoráveis ao nosso país”, disse.

Para ter acesso às informações sobre os demais exames realizados pelo laboratório Maurílio de Almeida, clique aqui.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba