gestão pública compartilhada

Governo da Paraíba lança livro sobre oito anos do Orçamento Democrático nesta terça-feira

O Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e do Orçamento Democrático (OD) realizará terça-feira (3) de julho, às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o lançamento do livro Orçamento Democrático 8 anos – a voz do trabalho.

Participarão do evento o governador Ricardo Coutinho, auxiliares do Governo do Estado, deputados estaduais, lideranças políticas e conselheiros do Orçamento Democrático.

Democracia participativa significa a possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão e de controle do exercício do Poder. A democracia participativa é essencial para sustentar qualquer projeto de mudanças que tragam melhorias na vida da população.

https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/ricardo-coutinho-entrega-novos-equipamentos-para-corpo-de-bombeiros-militar/

O Orçamento Democrático está consolidado na Paraíba.  O Orçamento Democrático  é fundamental para que o Estado seja ainda mais transparente e democrático.

No Estado da Paraíba, a gestão pública compartilhada entre governo e sociedade civil vem verdadeiramente transformando costumes e sedimentando a participação popular num estado historicamente marcado pela ingerência coronelista de modelos políticos beneficiários da ignorância e da apatia da população.

O Orçamento Democrático Estadual é o instrumento primordial dessa quebra de paradigmas e mudança de cultura, promovendo a cidadania a partir do empoderamento popular.

A implantação da política do Orçamento Democrático Estadual é uma das ações mais importantes ações do Governo do Estado da Paraíba. É a primeira vez que um governo paraibano insere à participação popular para debater os destinos dos gastos públicos.

https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/audiencia-na-granja-ricardo-coutinho-recebe-daniella-ribeiro-nesta-terca-feira/

O Orçamento Democrático é a alicerce de um novo modelo de gestão das políticas públicas, que objetiva transformar a participação social, na construção do Orçamento Público, em política de Estado, e não somente numa política de Governo.

É inegável a mudança de mentalidade que a inserção da política participativa vem proporcionando no Estado. A Paraíba vive um momento histórico, de claras mudanças na cultura da política. Em todas as regiões pode se identificar ações do governo Ricardo Coutinho resultantes dessa participação.

São estradas construídas, hospitais ampliados e outros construídos, escolas reformadas, poços perfurados, dentre tantas outras realizações, fruto de reivindicação popular.

Na 9ª Região Geoadministrativa com sede em Cajazeiras as prioridades eleitas  foram Saúde, educação e infraestrutura.

“O Orçamento Democrático (OD) é a ferramenta na qual os cidadãos e as cidadãs são convidados/as a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. Este instrumento de democracia participativa foi implantado pela primeira vez na Paraíba em âmbito estadual e se tornou realidade como um compromisso assumido pela gestão do governador Ricardo Coutinho”, ressaltou a conselheira de Poço Dantas, Erivalda Paulina Deniz.

https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/vi-caravana-do-coracao-chega-em-monteiro-com-atendimento-para-mulheres-e-criancas/

“Estamos chegando ao oitavo ano do Orçamento Democrático que mudou a Paraíba e a tornou mais democrática e participativa. O Orçamento Democrático foi a maior experiência de democracia participativa entre todos os estados da federação e trouxe muitos benefícios para todos os municípios paraibanos”, disse a conselheira Erivalda Paulina Deniz.

“No Orçamento Democrático você lê a alma do povo da Paraíba, conhecendo as suas reais necessidades. O gestor que queira fazer a coisa certa tem de saber ouvir, tem de saber entender”, afirmou o governador Ricardo Coutinho.

Fonte: Paraíba Online
Créditos: Paraíba Online