beneficio para a população

VI Caravana do Coração chega em Monteiro com atendimento para mulheres e crianças

Maria das Dores Ferreira foi uma das primeiras a chegar para o atendimento pela VI Caravana do Coração, que começou nesta segunda-feira (2), por Monteiro (a 298 km de João Pessoa). Ela veio com a filha Maria Vitória e o marido, o radialista Paulo Gonçalves. Estava ansiosa para passar, pelo terceiro ano consecutivo, no projeto que ajudou a descobrir que a filha de um ano e seis meses tem um problema cardíaco.

“Em 2016, fui atendida quando estava grávida; no ano passado, foi diagnosticado o problema de Vitória, que ficou sendo acompanhada na Sala do Coração, aqui em Monteiro, e hoje vim pra ela ser reavaliada. A Caravana é muito importante porque avalia tudo, desde os dentes, até os exames mais complexos”, disse.

A mesma opinião é compartilhada pela agricultora Cristiana Alves, mãe de David Luiz, de dois anos e seis meses, que tem microcefalia. “Desde que David nasceu, tive que parar de trabalhar pra viver em função dele. É a semana toda de médico em médico, aqui em Monteiro e em Campina Grande. Quando a Caravana chega é um alívio, pois ele tem um atendimento excelente, com vários profissionais, num só lugar”, ressaltou.

https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/ricardo-coutinho-entrega-novos-equipamentos-para-corpo-de-bombeiros-militar/

Maria Francinete Pereira foi atendida na Caravana pela primeira vez. Ela tem gravidez de risco. Aos 42 anos, está no quarto mês e tem diabetes. “Gostei muito do atendimento. O pessoal é muito legal”, comentou.

A coordenadora da Caravana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Priscilla Araújo, estava surpresa com o número de atendimento na primeira manhã da Caravana. “Mesmo com o jogo do Brasil, compareceram muitas pessoas. Só de gestantes foram 35 atendimentos, quando o previsto eram 40 atendimentos para o dia todo”, disse.

Outra surpresa foi a grande participação dos profissionais de saúde da Atenção Básica dos 17 municípios que integram a 5ª Região de Saúde no curso “Atenção materno-infantil com discussão do Protocolo do Pré-natal”. Participaram 144 profissionais.

A fisioterapeuta do Nasf de Zabelê, Denise Raposo, disse que os ensinamentos do curso serão muito úteis para um trabalho desenvolvido no município com gestantes. “Com este curso, aumenta o nosso conhecimento que vamos repassar para o trabalho que já fazemos”, afirmou.

https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/audiencia-na-granja-ricardo-coutinho-recebe-daniella-ribeiro-nesta-terca-feira/

Ainda foram ofertados os cursos “Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc.)”, para profissionais das maternidades, ESF e profissionais do Samu; “Microcefalia: Prática no CER/Nasf, com profissionais onde tem casos de microcefalia e transferência de tecnologia para diretores de hospitais, Gestores Municipais de Saúde e Gerente Regional de Saúde.

A gerente Regional de Monteiro, Ravena Farias, disse que é uma satisfação receber a Caravana. “Agradeço os municípios pela parceria e colaboração na logística para receber a Caravana do Coração”, disse.

“Uma das características marcantes dessa Caravana é o trabalho do voluntariado. Tudo isso é possível graças ao empenho deles. À medida que o tempo foi passando, aumentou também a quantidade de voluntários. Quando começamos, em 2013, eram 36 voluntários. Hoje são 120”, disse a presidente da ONG parceira do Governo nesta ação, Sandra Mattos.

https://www.polemicaparaiba.com.br/blog-do-ninja/em-pedras-de-fogo-ricardo-coutinho-reforca-pre-candidatura-de-joao-azevedo-ao-governo-da-paraiba/

A Caravana atende crianças com cardiopatia, mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia que já foram identificadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Durante o programa, são realizados vários atendimentos especializados (cardiologistas, pediatras, obstetras, psicólogos, assistentes sociais, enfermagem, nutricionistas, odontólgos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos) e diversos exames (de laboratório, eletrocardiograma e ecocardiograma).

 

Fonte: paraíba.gov
Créditos: paraíba.gov