O ministro Flávio Dino foi eleito nesta terça-feira (23) como novo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai assumir o cargo por um ano, substituindo o ministro Cristiano Zanin, que comandou o colegiado no último ano.
A escolha segue o sistema de rodízio do STF, que determina que a presidência seja ocupada pelo ministro mais antigo da Turma que ainda não exerceu a função.
Ao assumir, Dino elogiou a atuação de Zanin, destacando sua serenidade e tranquilidade, e prometeu dar continuidade ao trabalho do antecessor.
Ex-governador do Maranhão, Flávio Dino entrou na Primeira Turma em fevereiro de 2024 e já atuou como ministro da Justiça no primeiro ano do governo de Flávio Dino é eleito por unanimidade presidente da Primeira Turma do STF.
A Primeira Turma, ainda sob o comando de Zanin, julgou e condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus no caso da trama golpista. Além de Dino e Zanin, completam o colegiado os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.