
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o ministro Alexandre de Moraes não possui contas bancárias, investimentos financeiros ou bens registrados nos Estados Unidos.
A informação foi divulgada após o governo norte-americano anunciar nesta quarta-feira (30/07) a aplicação de sanções econômicas contra Moraes com base na Lei Magnitsky.
O que diz a lei?
A legislação permite aos EUA sancionar estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos, como censura, detenções arbitrárias e perseguições políticas, por meio de bloqueios de ativos e restrições financeiras em território americano.
Apesar da gravidade da medida, Moraes tem minimizado, em conversas recentes com interlocutores, os efeitos da campanha que vem sendo articulada contra ele nos EUA.
Como não possui patrimônio nos Estados Unidos, a sanção é considerada por auxiliares do ministro como de efeito simbólico e político.
Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, acusou o magistrado brasileiro de liderar o que classificou como uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas norte-americanas e brasileiras.
“De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, declarou Bessent.