Paraíba - O Sertão paraibano se prepara para se tornar referência nacional em ciência e turismo astronômico. O governador João Azevêdo assinou, nessa sexta-feira (4), durante a plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), em Cajazeiras, a ordem de serviço para a construção da Cidade da Astronomia, no município de Carrapateira. O investimento será de R$ 24 milhões.
A proposta é transformar a cidade em um centro de popularização da ciência, voltado à astronomia, com planetário, observatórios, instalações educativas e experiências interativas para estudantes, professores e visitantes.
“Acabamos de assinar a ordem de serviço para a construção da Cidade da Astronomia, com investimento de R$ 24 milhões. Isso representa um marco para a região. Imagine o que será gerado com a chegada do radiotelescópio Bingo e da estrutura da Cidade da Astronomia: desenvolvimento via turismo, geração de emprego e renda, impulsionando ainda mais a nossa economia local”, destacou o governador.
Cidade da Astronomia e o Complexo Científico do Sertão
A iniciativa faz parte do Complexo Científico do Sertão, que também contempla o radiotelescópio Bingo, em Aguiar; o Museu de Arqueologia, em Cajazeiras; e o Monumento Parque Vale dos Dinossauros, em Sousa. O objetivo é descentralizar a ciência e transformar a região em um polo de inovação, pesquisa e turismo científico.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, o projeto é estratégico.
“Esses equipamentos serão fundamentais para promover o desenvolvimento regional e o avanço da ciência, especialmente por meio da formação de novos cientistas, do letramento científico dos nossos estudantes e da capacitação de professores. Será um verdadeiro farol para o desenvolvimento científico do Sertão”, afirmou.
A Secties também participou da plenária do ODE em Sousa, na quinta-feira (3), ouvindo demandas da população sobre ciência e tecnologia. Um dos destaques foi a proposta de fortalecimento do Parque Vale dos Dinossauros, importante patrimônio paleontológico da Paraíba.