Erros na articulação

Eleições/2016: Será que teremos um 2º turno em João Pessoa? - Por Rui Galdino Filho

Me parece, que o eleitorado de João Pessoa, está querendo assistir a prorrogação desta campanha, ou seja, está querendo levar a eleição para o 2º turno. Dúvidas do eleitorado quanto ao melhor candidato(a)? Estratégias de campanha erradas? Erros na articulação política? Erros e/ou apatias no guia eleitoral? Aliás, um 2º turno também é muito bom para muita gente que vive da política e politicagem, pois, valoriza o passe de alguns “malaquias”.

Eleições/2016: Será que teremos um 2º turno em João Pessoa?

Cida-x-Cartaxo (1)

Por Rui Galdino Filho

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Como a política é muito dinâmica e o eleitorado da capital paraibana é exigente e surpreendente, poderemos ter novidades na eleição deste ano em João Pessoa. Quando digo novidades, é por que, até a 12 dias atrás, imaginava que a eleição em nossa capital seria decidida no 1º turno.

 

No entanto, pelas minhas andanças, pelo que tenho visto e ouvido e também por comentários de bastidores, estou convicto de que a eleição em João Pessoa, não mais será definida no 1º turno, e sim, no 2º turno. Aqui, não vou avaliar quem está acertando ou errando em suas ações e até omissões no decorrer da campanha. Isso, é problema e missão dos marqueteiros!

 

O fato, é que a campanha política na capital tomou outro rumo, e à medida em que se aproxima o dia 02 de outubro, os ânimos vão ficando mais acirrados e o nervosismo dos candidatos também. Tudo isso é normal! O que não é normal, é errar em algumas estratégias políticas, a essa altura do campeonato, e não procurar fazer diferente nesta fase final da campanha.

 

Já trabalhei em várias campanhas estaduais e municipais, e até na campanha presidencial do saudoso Leonel Brizola ( PDT ). Perdi e venci, e portanto, aprendi, que em certas circunstâncias, é preciso ter a coragem de reformular alguns procedimentos e também de fazer mudanças significativas no decorrer da campanha, caso contrário, os resultados podem ser diferentes do que se pretenda.

 

Quando se está bem na fita e se tem boas propostas, não se deve ter medo de modificar o modus-operandi, mesmo no finalzinho da partida. Às vezes, por não confiar na força de um chute do meio de campo, o jogador tenta se aproximar mais da trave, é derrubado no percurso e deixa de fazer aquele gol, que definiria o jogo no tempo regulamentar.

 

E aí a partida vai para a prorrogação. 2º turno em uma campanha política, é como se fosse uma prorrogação num jogo esportivo. É outro jogo, é outra campanha e tudo pode acontecer. Além disso, mais despesas e dinheiro para gastar. É tudo, que os principais candidatos e assessorias não querem. Mas, acontece! E quando a torcida prefere assistir a prorrogação?

 

Eis a questão! Me parece, que o eleitorado de João Pessoa, está querendo assistir a prorrogação desta campanha, ou seja, está querendo levar a eleição para o 2º turno. Dúvidas do eleitorado quanto ao melhor candidato(a)? Estratégias de campanha erradas? Erros na articulação política? Erros e/ou apatias no guia eleitoral? Aliás, um 2º turno também é muito bom para muita gente que vive da política e politicagem, pois, valoriza o passe de alguns “malaquias”.

 

Bom, seja o que for que esteja acontecendo, de bom ou ruim, de positivo ou negativo, nas campanhas dos candidatos em nossa capital, eu sinto que estamos caminhando para um 2º turno. A não ser, que aconteça fatos novos, que possam revoltar o eleitorado e aí o povo e os eleitores resolverem definir a eleição ainda no 1º turno.

Vamos aguardar o que vai acontecer nesta reta final de campanha, pois, o dia 02 de outubro se aproxima, e aí, veremos se vai ou não existir um 2º turno em nossa capital.

 

ADELANTE!

Fonte: polemica
Créditos: rui galdino