polícia investiga

Homem é flagrado balançando bandeira nazista em prédio - VEJA VÍDEO

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento, no Centro de Florianópolis.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento, no Centro de Florianópolis.

O flagrante teria ocorrido na sexta-feira (14) e gerou investigação na Polícia Civil, que busca identificar a pessoa que aparece nas imagens. O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) também acompanha o caso.

A Polícia Civil informou que a apuração ocorre em sigilo. Já o MPSC afirmou que a prática pode resultar em “pena de reclusão de um a três anos e multa para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

O vídeo é apurado pelo Necrim(Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância), criado em 2020 para identificar e combater células que cultuam o nazismo em Santa Catarina.

“A propagação do ideário nazista e o racismo são crimes que precisam ser combatidos com firmeza”, diz o MP, em nota.

https://www.facebook.com/ana.bursztynmiranda/videos/4275818252430270/?t=0

Cidade não tolera o nazismo, diz prefeito

Nas redes sociais, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou que o suposto autor do ato nazista pode sofrer problemas psiquiátricos.

Ele também solicitou que a Secretaria Municipal de Segurança Pública acompanhe o caso para saber se, de fato, o homem sofre com algum transtorno.

“Nazistas não são bem-vindos”, declarou o prefeito. “A investigação definirá se é mesmo [problema] psiquiátrico ou desvio de caráter, ou os dois. (…) Toda essa repercussão negativa sobre o caso demonstra que a nossa cidade não tolera nazismo”, acrescentou.

Fonte: Uol
Créditos: Uol