SEGURANÇA

SEGURANÇA: Para onde olhar e para onde não olhar pode lhe salvar a vida

A milésima de segundo que leva a decisão de para onde olhar e para onde não olhar no momento de estar dirigindo, pode ser a grande diferença entre uma viagem tranquila e segura e um acidente grave ou fatal, sendo que isso pode acontecer tanto dirigindo um Fiat Doblo, um carro compacto, um SUV ou uma picape. A atenção deve ser igual dirigindo qualquer tipo de veículo.


A milésima de segundo que leva a decisão de para onde olhar e para onde não olhar no momento de estar dirigindo, pode ser a grande diferença entre uma viagem tranquila e segura e um acidente grave ou fatal, sendo que isso pode acontecer tanto dirigindo um Fiat Doblo, um carro compacto, um SUV ou uma picape. A atenção deve ser igual dirigindo qualquer tipo de veículo.

Com certeza você estará pensando em todos os equipamentos de segurança que os veículos de hoje em dia, como o Fiat Doblo, oferecem para os consumidores. É verdade que esses carros possuem sistemas cada vez mais sofisticados para assistir ao motorista e aos ocupantes do veículo. Mas apesar de toda essa tecnologia moderna, o motorista é e sempre será o maior responsável pelas manobras que fizer.

Sem dúvida alguma, como bom motorista, você sempre deverá seguir todas as recomendações de segurança para evitar qualquer tipo de problema durante uma viagem, sendo esta de poucos minutos ou de várias horas.

É fundamental que o motorista aprenda a colocar a sua atenção 100% ao serviço da direção do veículo, à estrada, ao entorno do veículo e a tudo o que estiver relacionado com o trânsito. O carro, sendo um Doblo 2021 ou qualquer outro modelo, deverá facilitar essa tarefa.

É sabido que o 90% da informação que o motorista recebe acontece através da visão, e por esse motivo é fundamental que o motorista não tire os olhos da estrada, para que a informação que receba dali seja a correta e possa lidar com os controles do carro.

Para onde olhar e para onde evitar olhar quando você dirige

É importante destacar que os veículos, por regra geral e há vários anos, possuem os instrumentos principais atrás do volante, permitindo que o motorista evite tirar o olhar da estrada. Esses instrumentos analógicos passaram a ser hoje em dia, em veículos como o Doblo 7 lugares, uma central multimídia com uma tela digital de alta resolução, que permite uma grande variedade de configurações.

Qual foi o objetivo de criar essa central multimídia com tela touch-screen (tela digital sensível ao toque) nos carros modernos? A resposta é simples: que toda a informação que o motorista precise enquanto estiver dirigindo, fique ao alcance da sua visão, evitando tirar a sua atenção da estrada.

De que modo controlar os instrumentos no carro

De um modo geral, todos os controles das luzes, faróis e do limpa para-brisas ficam ao redor do volante. O motorista pode acioná-los com um toque, sem a necessidade de olhar. A mesma coisa acontece com os mandos do volante. Mas é claro que a facilidade de poder mexer nos controles sem a necessidade de olhá-los diretamente acontece depois de um tempo de dirigir o veículo, de conhece-lo bem e de se habituar com ele e com todos os controles.

No entanto, todos os comandos e botões que estão do lado da esquerda e da direita, pedem uma rápida olhada do motorista para que ele possa manipulá-los. Mas embora a tecnologia tenha avançado muito, algumas coisas não acompanham. Hoje em dia, as telas sensíveis ao toque pedem atenção, e o motorista deverá fazer isso com rapidez, conhecendo onde e como mexer nessa tela, para evitar qualquer distração.

Estando o veículo parado em um sinal, por exemplo, não há qualquer problema. Mas se o motorista estiver em plena ação de dirigir, estará obrigado a desviar o olhar para mudar a tela. Contudo, atualmente muitos sistemas multimídias oferecem telas que funcionam como a tela de um smartphone, exigindo uma atenção mínima do motorista.

A boa notícia é que agora existem sistemas de controle através da voz, e isso permite que o motorista “peça” ao carro mudar uma estação de rádio, por exemplo, ou escolher usar o pendrive conectado na entrada USB ou ligar para uma pessoa sem tirar os olhos da estrada.

Agora bem, uma conversa também pode distrair a um motorista sem que ele tire a visão da estrada. Por esse motivo, evite fazer um telefonema, mesmo que não precise ter o celular na mão. Se for urgente, lembre-se do seguinte: estacione em um lugar seguro, e só então faça esse telefonema!

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba