nacionalidade

PORTUGAL: Mudanças nas regras do programa ‘golden visa’ que permite solicitar a nacionalidade portuguesa

O imensamente popular Programa Golden Visa que foi implementado pelo governo após a quebra do mercado imobiliário de 2008 como uma forma de estimular o mercado imobiliário no país, deve mudar suas regras em 2022


O imensamente popular Programa Golden Visa que foi implementado pelo governo após a quebra do mercado imobiliário de 2008 como uma forma de estimular o mercado imobiliário no país, deve mudar suas regras em 2022. O programa oferecia a concessão do status de residência permanente em o país em troca da compra de uma propriedade avaliada em € 500.000 ou mais, e tem sido extremamente popular entre pessoas de todo o mundo. O valor da residência permanente num país da União Europeia é muito apreciado e tem sido claramente visto como uma pechincha em troca de investimento imobiliário em Portugal, o que prova a popularidade do programa.

Lisboa esteve especificamente no epicentro da popularidade no que diz respeito ao regime, tanto que a cidade e a sua região serão retiradas da lista de locais elegíveis para investir com vista à obtenção de residência permanente. Mas porque é que Lisboa é tão popular? Recentemente, Lisboa foi classificada como a décima cidade europeia mais atraente para investimento imobiliário em 2021, a única cidade na Península Ibérica, e em qualquer lugar ao sul de Zurique, a entrar nos top dez. A capital portuguesa tem sido o centro econômico do país há séculos, e está no centro de mais de 120 rotas aéreas internacionais. A estabilidade tornou-se uma marca registrada do mercado de Lisboa nos anos que se seguiram a 2008, pois, mesmo durante a pandemia, os imóveis continuaram a se valorizar. De 2016 a 2020, o preço médio pedido por propriedades residenciais na capital aumentou 49%, e durante a pandemia a queda no valor foi de apenas 4%, exibindo excelente resiliência em face das turbulência e incertezas.

A capacidade de Lisboa de se adaptar aos tempos também foi elogiada recentemente, à medida que lentamente se transformava em um paraíso para a força de trabalho que mais crescia nos últimos dois anos: os nômades digitais. Trabalhar em casa se tornou a norma, e as pessoas estão descobrindo rapidamente que, com um laptop e wi-fi rápido, você não precisa realmente trabalhar em uma casa na mesma cidade da sede de seu trabalho. A acessibilidade do aluguel em comparação com seus homólogos do norte, como Londres ou Paris, certamente ajudou a impulsionar o aumento da popularidade de Lisboa. Isto, aliado ao seu clima quente, céu limpo e uma oferta infinita de dias de sol, fizeram de Lisboa um paraíso para esta nova força de trabalho.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba