Esperança de cura

Cientistas conseguem curar o câncer em apenas 11 dias sem o uso de quimioterapia

O que eles descobriram foi que eles foram capazes de eliminar alguns tipos de câncer de mama em apenas 11 dias. 

Resultado de imagem para Cientistas holandeses conseguem curar o câncer em apenas 11 dias sem o uso de quimioterapia

Uma pesquisa apresentada pelo professor Nigel Bundred na Conferência Europeia de câncer da mama em Amesterdão revelaram que tinham testado a eficácia de um par de drogas conhecidas como Herceptin (trastuzumab) e Lapatinib.
As duas drogas são vulgarmente utilizadas no tratamento do cancro da mama mas esta é a primeira vez que tinham sido combinadas em conjunto e usadas antes da cirurgia e quimioterapia. O que eles descobriram foi que eles foram capazes de eliminar alguns tipos de câncer de mama em apenas 11 dias. O estudo foi financiado pelo Cancer Research UK, que teve como objetivo usar essas drogas para combater uma proteína chamada HER2 (receptor do factor de crescimento epidérmico humano 2), que afeta o crescimento e divisão das células cancerosas.
O que também faz com que este tratamento é tão atraente o facto de que ela elimina a necessidade para a quimioterapia e cirurgia. Os efeitos colaterais temporários como perda de cabelo, vômitos e fadiga são também evitados, fazendo assim que o tratamento cause menos impacto sobre o corpo. A quimioterapia não é totalmente eficaz, nem é a escolha certa para um monte de pacientes, por isso, todas as alternativas são bem-vindas.
257 mulheres com câncer de mama HER2 positivo foram selecionados para o estudo, com metade sendo colocadas na combinação de drogas e a outra metade sem combinação. O que eles descobriram foi que aquelas que estavam usando as drogas combinadas 11% não tinham células cancerosas remanescentes dentro de duas semanas e 17% dos casos os tumores dramaticamente encolheram.
Comparado com o grupo sem combinação, que só foram dadas Herceptin teve uma taxa de 0% sem nenhum traço de

diminuição de células cancerosas e apenas 3% mostraram uma queda no tamanho do tumor. Claramente, as duas drogas combinadas têm um grande efeito sobre as células cancerosas da mama em vez de ser utilizado por si só.
O problema atualmente, no entanto, é que o licenciamento do Herceptin torna disponível apenas para uso juntamente com quimioterapia e não sozinho. Os resultados deste estudo podem ajudar a mudar isso.
Embora ainda há muito trabalho a ser feito, esperançosamente, este é um passo importante na luta contra uma das
doenças mais mortais do mundo. Com os avanços médicos melhorando a cada ano, é perfeitamente possível que isso
poderia acontecer mais cedo do que pensamos! Compartilhe com amigos e familiares!

Fonte: Sempre questione
Créditos: Sempre questione