livros digitais

3 Recursos tecnológicos para melhorar o marketing do seu livro

Quando falamos de tecnologia na leitura, obrigatoriamente temos que falar nos livros digitais, que podem ser lidos no Kindle, que é leitor digital onde pode-se ler de forma dinâmica e com o custo baixo.

Com a pandemia pelo novo coronavírus, a internet e as redes sociais trouxeram diversos benefícios para a população. Desde trabalhos home office, possibilidades de empregar novas estratégias marketing digital, além de desfrutar da cultura e lazer que a internet proporciona.

O hábito da leitura tem sofrido algumas mudanças nos últimos anos, desde o uso de os áudios e vídeos de alta qualidade e jogos de realidade virtual, os livros impressos concorrem igualmente com outras fontes de literatura e meio de informação. O perfil dos leitores também sofreu mudanças, os clássicos estão no topo dos mais procurados durante o isolamento social e também houve uma corrida em busca de livros infantojuvenis, essa procura se deve aos jovens terem um tempo livre maior e as escolas fechadas.

Quando falamos de tecnologia na leitura, obrigatoriamente temos que falar nos livros digitais, que podem ser lidos no Kindle, que é leitor digital onde pode-se ler de forma dinâmica e com o custo baixo.

Livros impressos e livrarias acabarão?

Segundo o mercado e especialistas, os livros impressos e editoras continuarão a existir, a tecnologia não é algo que exclui, mas ao contrário. A tecnologia tem a função de atuar como aliada na prática da leitura e garantir o prazer de ler.

Pesquisa realizada pela Book info, durante a pandemia foram abertas 56 novas livrarias, independentes e menores, atraindo novos consumidores que acabam tendo um atendimento personalizado e atencioso. Com o isolamento social as vendas on-line mexeram no mercado editorial, facilitando a compra de livros.

Autores independentes

As novas tecnologias se tornam aliadas inesperáveis para auxiliar os autores independentes a alcançar muitos leitores. Muitos autores emergem primeiro na internet e só depois vão para a indústria editorial. Entretanto, nos dias atuais não é mais necessário realizar todo esse processo e um agente fazer o papel de mediador. A maioria dos autores independentes publicam seus livros de forma gratuita na internet, não só democratizando o acesso a literatura e a cultura, mas também é uma forma de chamar a atenção de algumas editoras para seu trabalho.

Booktrailers

O uso de booktrailers, faz um curto resumo e revela fragmentos que ainda serão lançados brevemente, tornou-se moda no mercado editorial. Autores em sua maioria, principalmente os independentes, fazem uso deste recurso sem precisar terceirizar, com o uso de editores de vídeos disponíveis on-line.

Da mesma forma acontece com a criação de cartazes, convite com fotos ou vídeos, folhetos e placas que faça referência ao título ou com a capa do livro, bem como citações e fragmentos significativos. A criação deste tipo de material produz um ar de sofisticação e profissionalismo na obra literária, atraindo novos leitores.

Redes sociais

Realizar o gerenciamento das redes sociais pode ter uma eficácia ainda maior do que fazer-se presente em outras mídias, uma vez que nas redes sociais alcançar seu público-alvo pode ser bem maior.

O mercado pós pandemia a tecnologia seguirá presente com o aumento do consumo de livros digitais e vendas on-line.

Audiolivros

Os audiolivros e podcasts seguirão uma tendência, essas modalidades atraem pessoas que não querem ou não tem o hábito de leitura, e preferem ouvir o conteúdo, enriquecendo dessa forma, o mercado de multimídia.

Clubes de assinaturas como, o Tag, vêm ganhando cada vez mais adeptos por viver a experiência de ler as obras de grandes autores que são recomendadas todos os meses pelo clube e também pela facilidade e comodidade de receber em suas casas todos os meses livros novos.

A tecnologia aliada com a prática da leitura é assegurar que todas as pessoas possam desfrutar do prazer de uma boa leitura.

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba