EXTRA: a Paraíba perde o comando do Ramal Piancó da Transposição para o Ceará. Que vergonha! - por RUI GALDINO

Já pensou que vergonha? Aonde estão os nossos representantes estaduais e federais que deixaram esse triste fato acontecer? O que tem o estado do CEARÁ melhor que a PARAÍBA? Meu Deus, confesso que estou revoltado e decepcionado!

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Fiquei sabendo na manhã dessa quarta-feira ( 04-08-2021 ), por um amigo que mora em Fortaleza-CE, que o estado da Paraíba, PERDEU o comando, o dinheiro já empenhado e toda operacionalização para a implantação do RAMAL PIANCÓ, derivação da Transposição do Rio São Francisco. Já pensou que vergonha? Aonde estão os nossos representantes estaduais e federais que deixaram esse triste fato acontecer? O que tem o estado do CEARÁ melhor que a PARAÍBA? Meu Deus, confesso que estou revoltado e decepcionado!

A história resumida é a seguinte: Entre outras pessoas, dois paraibanos se destacaram na defesa da Transposição do Rio São Francisco: Marcondes Gadelha e José Maranhão ( in memorian ). Com relação ao sertanejo Marcondes Gadelha, comentarei num próximo artigo. Hoje vou destacar o trabalho, a coragem e as ações do saudoso senador José Maranhão em defesa da formatação e construção do importantíssimo eixo da transposição via RAMAL PIANCÓ.

O projeto do Ramal Piancó, tem cerca de 20 Km de extensão, até desembocar no Rio Piancó. Começa na cidade de Maurití-CE, onde ocorre a captação das águas do EIXO NORTE da Transposição e vai até a entrada do Rio Piancó, no Km 64, próximo a cidade de Conceição-PB. De lá via Rio Piancó, desemboca no açude de Condado, no município de Conceição-PB, segue pelo Rio Piancó e termina no Açude Público de Curema, na cidade de Coremas-PB. Obs. CUREMA é o nome do açude e COREMAS é o nome do município onde fica o açude.

Pois bem minha gente. Já se vão 07 anos para que essa obra do RAMAL PIANCÓ se concretize. Muita politicagem e muito blá blá blá e até agora nada! Porém, temos que reconhecer e fazer justiça à memória do saudoso governador e senador José Targino Maranhão. O homem enquanto vivo, foi uma fera em defesa do RAMAL PIANCÓ! Brigou com muita gente forte em Brasília e era respeitado. Só para se ter uma idéia, Maranhão, destinou e conseguiu empenhar em Emendas sua, 49 milhões de reais para a compra de tubos e 20 milhões de reais para serviços para o RAMAL PIANCÓ.

Em 2020, houve uma movimentação estranha e tentaram levar o comando de toda a operacionalização do RAMAL PIANCÓ para o estado do Ceará. O senador José Maranhão, que ainda estava vivo, reagiu com firmeza, ligou para o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, deu uma bronca daquelas e tudo foi desfeito e ficou na Paraíba mesmo e no comando do DNOCS paraibano. Pois bem, bastou o senador morrer… e agora, o mesmo ministro de Bolsonaro, Rogério Marinho, que é do RN, levou todo procedimento, licitações, verbas, etc, do nosso RAMAL PIANCÓ, para o DNOCS do estado do Ceará. Pode isso? Que vergonha! Aonde estão os nossos representantes?

Como paraibano, amigo e eleitor do saudoso senador José Maranhão, não posso me calar e temos que GRITAR, brigar, bater na mesa e trazer de volta para o DNOCS da Paraíba, todo o procedimento para a concretização do RAMAL PIANCÓ. É por isso e outras coisas a mais, que não voto mais em Bolsonaro! Isso é sacanagem política que estão fazendo com a Paraíba, uma vergonha para os nossos representantes que até agora estão em silêncio. Que alguém faça também alguma coisa, ou será preciso JESUS ressuscitar o saudoso senador Maranhão, para que as coisas voltem ao normal? Chega, viva o senador Maranhão, viva o RAMAL PIANCÓ, viva o DNOCS da Paraíba, viva a Paraíba!!!