Vacinação

Prefeitura de João Pessoa promove Dia D de Multivacinação neste sábado

Foto: Prefeitura de João Pessoa
Foto: Prefeitura de João Pessoa

João Pessoa - Neste sábado (16), João Pessoa participa do Dia D Estadual de Multivacinação, ação que ocorre em toda a rede municipal de saúde com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e outros públicos prioritários.

A campanha começa às 8h nas Unidades de Saúde da Família, no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais, com pontos móveis funcionando até as 16h.

O foco principal da iniciativa é reforçar a prevenção contra o sarampo, doença viral altamente contagiosa que se transmite pelo ar, por tosse, espirro, fala ou respiração.

Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a até 90% de indivíduos não vacinados próximos. Além de ser facilmente transmissível, o sarampo pode causar complicações graves, sobretudo em crianças pequenas e pessoas com imunidade debilitada.

A vacinação é a forma mais eficaz de proteção e está prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Nos últimos anos, a queda nas taxas de imunização tem provocado surtos, o que preocupa autoridades de saúde.

A circulação do vírus voltou a ser registrada na América do Sul: na Bolívia, já são mais de 220 casos confirmados em 2025. No Brasil, 22 casos importados foram identificados, principalmente no Tocantins.

Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde realiza busca ativa, convocando a população a manter a caderneta de vacinação em dia. Todas as crianças menores de seis anos devem ter o esquema vacinal completo, especialmente a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com duas doses indicadas: aos 12 meses e aos 15 meses.

“É essencial que pais e responsáveis estejam atentos ao calendário vacinal e evitem atrasos nas doses. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade coletiva”, alerta Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura.

Ele reforça que a dose de reforço é fundamental para garantir proteção duradoura contra o sarampo.

A atualização da caderneta não se restringe às crianças: adolescentes e adultos que ainda não receberam todas as doses recomendadas também devem se vacinar. Profissionais de saúde devem receber duas doses da tríplice viral, independentemente da idade, caso não comprovem vacinação completa.

Documentos necessários

O cartão e a caderneta de vacinas são documentos importantes e precisam estar atualizados. O documento é exigido em diversas situações, incluindo matrículas escolares e viagens nacionais e internacionais.

Locais e horários de vacinação no Dia D

  • Home Center Ferreira Costa: 8h às 16h
  • Shopping Sul: 10h às 16h
  • Shopping Tambiá: 9h às 16h
  • Unidades de Saúde da Família: 8h às 12h
  • Policlínicas Municipais: 8h às 12h
  • Centro Municipal de Imunização: 8h às 12h

Vacinas disponíveis

  • Todas as vacinas do calendário de rotina
  • Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos (Exceto nos pontos móveis);
  • Influenza: Apenas grupos prioritários.
  • Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
  • HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.