
João Pessoa - A partir desta semana, a vacina contra a Influenza está disponível para toda a população de João Pessoa a partir dos seis meses de idade.
A medida, adotada pela Prefeitura, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, especialmente fora dos grupos prioritários, e reduzir o número de atendimentos ambulatoriais, internações e complicações causadas pelo vírus da gripe durante os períodos de maior circulação.
O imunizante está sendo oferecido em todos os serviços da rede pública de saúde, como as Unidades de Saúde da Família (USFs), que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, e nas quatro policlínicas municipais, abertas das 7h às 17h. Também é possível se vacinar no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, das 8h às 16h.
Além das unidades fixas, a capital conta com três pontos móveis de vacinação, estrategicamente localizados no Shopping Sul, Shopping Tambiá e Home Center Ferreira Costa. Esses locais funcionam de segunda a sexta-feira a partir das 12h, e aos sábados das 8h às 16h.
Declarações sobre a vacinação
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a vacinação contra a Influenza continuará disponível ao longo de todo o ano, integrando o Calendário Nacional de Vacinação para crianças, gestantes e idosos com mais de 60 anos. “A Influenza é uma infecção respiratória aguda e pode levar a complicações graves e ao óbito. Essa prevenção está disponível em todas as salas de vacinas e pedimos que as pessoas se protejam. Esta é uma forma segura e pode evitar o agravamento pela doença principalmente de crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis”
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com mais de 60 anos e gestantes.
A Secretaria de Saúde também continuará com ações de busca ativa para garantir a imunização desses grupos prioritários.
Importância da vacinação contra a Influenza
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a principal estratégia de proteção contra o vírus da Influenza, ajudando a diminuir os casos graves, internações e mortes.
O imunizante é atualizado anualmente com base nas cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A aplicação pode ser feita simultaneamente com outras vacinas do calendário básico.