O Governo Federal anunciou, por meio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que comprará antídotos contra intoxicações por metanol e disponibilizará para o tratamento de vítimas que tenham tomado bebidas alcoólicas adulteradas.
O Ministério da Saúde deve adquirir 150 mil ampolas de etanol farmacêutico e estuda a possibilidade adquirir Fomepizol com produtores e agências internacionais.
“Determinamos a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar estados e municípios no tratamento de vítimas. A Anvisa também acionou produtores e agências internacionais para adquirir Fomepizol, outro antídoto usado em casos de intoxicação”, disse.
O ministro também detalhou ações de enfrentamento a esse tipo de intoxicação, visando o monitoramento e as primeiras iniciativas em meio as suspeitas de contaminação.
“O Ministério da Saúde estruturou, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um estoque estratégico em hospitais universitários federais e serviços do SUS com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico. Além disso, está em andamento a compra emergencial de mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas), garantindo a reposição e distribuição do produto conforme a necessidade de estados e municípios”, informou.