REFERÊNCIA

Capital paraibana se destaca na saúde pública e mostra a força do SUS com serviços especializados

Foto: reprodução
Foto: reprodução

João Pessoa - A experiência de um jornalista estrangeiro com o Sistema Único de Saúde (SUS) reacendeu, assim, o debate sobre a importância da saúde pública no Brasil. Terrence McCoy, correspondente do Washington Post no Brasil, viralizou nas redes sociais após compartilhar seu relato. Ele descreveu o atendimento gratuito e eficaz que recebeu após um acidente doméstico durante férias em Paraty, no Rio de Janeiro. Primeiramente, McCoy foi socorrido pelo Samu e, em seguida, encaminhado ao hospital municipal. Lá, passou por exames, levou seis pontos na cabeça e recebeu medicamentos.

Seu filho, que apresentava febre alta, também foi atendido. “Qual a principal diferença entre os Estados Unidos e o Brasil? O SUS“, afirmou o jornalista. Segundo ele, nos EUA, mesmo com plano de saúde, o atendimento emergencial teria custos altíssimos.

Apesar de reconhecer desafios como a falta de financiamento e a dificuldade de acesso a especialistas, McCoy destacou a eficiência e a gratuidade do sistema. A repercussão do caso chamou atenção para o papel essencial do SUS e para experiências positivas em diversas regiões do país.

Um dos exemplos de destaque é João Pessoa, capital paraibana, que se consolida como referência no atendimento público especializado “dos pés à cabeça” para toda a família.

CONFIRA ABAIXO SERVIÇOS PÚBLICOS ESPECIALIZADOS OFERECIDOS EM JOÃO PESSOA

Excelência em cardiologia e neurologia:

O Hospital Metropolitano, localizado em Santa Rita, é, portanto, uma referência em alta complexidade na Paraíba. Com uma estrutura moderna, oferece atendimento pelo SUS tanto para crianças quanto para adultos. A unidade realiza cirurgias cardíacas e neurocirurgias, além de especializar-se em transplante cardíaco pediátrico. Além disso, ela é amplamente reconhecida por atender casos graves de AVC.

Atendimento em saúde mental 24 horas:

João Pessoa conta com um sistema de saúde mental estruturado. A cidade oferece o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), que funciona 24 horas. Além disso, dispõe de diversos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), inclusive CAPS III, com atendimento contínuo para adultos e crianças. O modelo permite acolhimento humanizado e evita internações psiquiátricas desnecessárias.

Saúde ocular com atendimento especializado:

A rede pública de João Pessoa também é destaque em oftalmologia. Os serviços são prestados pelo Hospital Universitário (HU) da UFPB. O Hospital de Trauma é referência em traumas oculares, com atendimento 24 horas. Já a Policlínica Municipal de Jaguaribe oferece atendimento regulado, via Unidades de Saúde da Família (USF).

Saúde bucal 24h:

João Pessoa oferece atendimento odontológico 24h no CEO da Torre, com serviços como cirurgias, tratamento de canal e prótese. A rede também conta com unidades em Jaguaribe, Mangabeira e Cristo, além de cerca de 220 profissionais atuando nas USFs e hospitais municipais, inclusive em UTIs, para prevenção de infecções.

Ortopedia e estrutura óssea:

O Hospital de Trauma e o Ortotrauma (Trauminha) são referências em atendimento ortopédico e traumatológico, com leitos especializados, centro cirúrgico, tomografia, raio-X, ambulatórios de retorno e equipe multidisciplinar.

Atendimento pediátrico completo:

O Complexo Pediátrico Arlinda Marques é, sem dúvida, o principal hospital infantil da Paraíba, voltado para média e alta complexidade, com UTIs, centro cirúrgico ampliado, triagem neonatal e tratamentos especializados. Além disso, o Hospital Municipal do Valentina também se destaca como referência em urgência pediátrica, contando com 70 leitos e uma equipe multiprofissional altamente capacitada.

Atendimento integral ao idoso:

A Policlínica da Pessoa Idosa (CAISI) oferece atendimento exclusivo para maiores de 60 anos, com acesso a diversas especialidades, como geriatria, cardiologia, endocrinologia, fisioterapia, odontologia e atividades em grupo, promovendo envelhecimento ativo e assistência integral.

Atenção à saúde da mulher e do bebê:

O Instituto Cândida Vargas é referência nacional em humanização do parto, com serviços de obstetrícia, ginecologia, neonatologia e apoio às mulheres em situação de violência. Integrado à Rede Cegonha, o hospital também atua na promoção do aleitamento materno, sendo reconhecido como Hospital Amigo da Criança.