Levantamento

XP/IPESPE: Lula e Bolsonaro mantêm mesma pontuação da última pesquisa; petista permanece 12 pontos à frente - VEJA NÚMEROS

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (20) mais uma pesquisa eleitoral do instituto Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, para o cargo de presidente da República. Nesse novo levantamento, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 44% das intenções de voto, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos estão com as mesmas pontuações se comparadas com o levantamento anterior realizado pelo instituto, divulgado na última sexta-feira (13).

Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%; João Doria (PSDB) com 4%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2% cada. Já Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de votos. Por último, Luciano Bivar (União) não foi citado.

Brancos e Nulos somam 6% e os Indecisos (não sabe ou não responderam) 2%. Os números são para a pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos.

Já para a pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Lula somou 39%; Bolsonaro 29%; Ciro Gomes 3%; João Doria 2%; André Janones e Simone Tebet 1%; e Felipe d’Avila e Eymael não pontuaram.

Nenhum/Branco/Nulo recebeu 9% das intenções de voto e os indecisos somaram 16%.

Segundo turno

O instituto ainda levantou cinco cenários para segundo turno. Lula venceu em todos os que apareceu. Veja:

Cenário 1

Lula: 53%;

Jair Bolsonaro: 34%;

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 13%.

 

Cenário 2

Lula: 53%;

Ciro Gomes: 25%;

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 22%.

 

Cenário 3

Lula: 54%;

João Doria: 20%;

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 26%.

 

Cenário 4

Ciro Gomes: 44%;

Jair Bolsonaro: 40%;

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 16%.

 

Cenário 5

Jair Bolsonaro: 40%;

João Doria: 38%;

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 22%.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 16 e 18 de maio, e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08011/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba