forças conservadoras

WALTER SANTOS: "Com Temer no poder Ricardo perde e Maranhão e Cássio ganham"

A expectativa de um Governo Temer, mesmo provisório, implica em desalojar os aliados do Governo Dilma na Paraíba ofertando nova base de poder a Cássio e Maranhão, gerando com isso perda de força de Ricardo na nova formação de Governo.

maranhão-temer

Os efeitos do impeachment na Paraíba

Os últimos fatos gerados nos bastidores de Brasília sinalizam claramente que as articulações de Michel Temer têm surtido no Colégio Eleitoral da Câmara Federal, por isso são fortes as chances da abertura do processo de impeachment passar. A incógnita ainda se dá na reação política do Governo nestas próximas horas e, sobretudo, quanto aos efeitos no campo do embate social diante da declaração de guerra anunciado pelos movimentos sociais.

Há, ainda, desconhecimento sobre a nova realidade posta no quesito de ascensão de Michel Temer no Governo, principalmente, na correlação com a sociedade brasileira como um todo, sabendo-se que ele conviverá com a Presidenta Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada.

A REPERCUSSÃO NO FUTURO DA PARAÍBA

Depois que a maioria esmagadora dos deputados federais resolveu apoiar o impeachment notam-se movimentos com efeitos geo-políticos na Paraíba porque o governador Ricardo Coutinho se mantém como principal liderança no campo progressista diante da união do PSDB e PMDB (leia-se Cássio Cunha Lima e José Maranhão) acrescidos de outros partidos e lideranças, todos se unindo contra RC.

A expectativa de um Governo Temer, mesmo provisório, implica em desalojar os aliados do Governo Dilma na Paraíba ofertando nova base de poder a Cássio e Maranhão, gerando com isso perda de força de Ricardo na nova formação de Governo.

EFEITOS POLÍTICO-PARTIDÁRIOS

O principal deles e mais forte diz respeito à aliança entre Maranhão e Cássio somando-se ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, num grande pacto para as eleições de 2016 e 2018. Todos contra Ricardo.

Será preciso entender como será a equação deles todos para resolver a sucessão na Capital, porque existem pretensões conflitantes entre Cartaxo, Manoel Júnior e Wilson Filho, por exemplo.

OUTROS ASPECTOS

Embora muitos deem trato sem importância, mas a união das forças politicas acima mencionadas se traduz na prática num grande acordo das forças conservadoras de Centro – Direita como há tempo inexistia.

O fato ideológico na cena atual é algo relevante para estudos e convivência porque expressa a vingança dessas forças contra as Politicas do PT e do governador Ricardo que espraiou politicas de empoderamento às classes sociais mais humildes deixando a classe enfurecida.
Neste ultimo caso, soma-se a ira por Ricardo ter produzido correlação direta com a sociedade mais necessitada de Cabedelo a Cajazeiras com resultados tendo efeitos sociais impactantes deixando a classe politica e os ricos em segundo plano – e isto eles não perdoam.

RESISTÊNCIA

Embora a nova ordem crie em tese clima de empoderamento do PSDB e PMDB, engana-se quem imagina os partidos progressistas e os movimentos sociais acomodados. Ao contrario, a cena de futuro projeta tempos difíceis com o enfrentamento e resistência à frente.

Vamos conviver com possível convulsão social, o que representa retrocesso.

Fonte: wscom
Créditos: Walter Santos