eleições 2022

Walkiria Rocha diz que seu trabalho na ALPB garantirá acolhimento para mães de crianças autistas: 'Precisamos cuidar de quem cuida'

A pré candidata a deputada estadual, Walkiria Rocha (PRTB), deixou de lado seu trabalho como empresária da área de turismo e pedagoga para entrar numa luta que irá defender muitas famílias.
Walkiria revela que sua “pauta do coração” é garantir direitos para as famílias com crianças do espectro autista. A pré candidata explica que é tia de uma criança autista e escolheu defender outras famílias que também passam pela mesma situação: “Claro que temos que garantir acolhimento para essas crianças, mas também precisamos garantir que a família, principalmente as mães, sejam acolhidas e orientadas”. Segundo Walkiria, as mães das crianças atípicas são frequentemente abandonadas pelos parceiros e parentes, que se recusam a dividir a carga no cuidado com a criança: “Meu trabalho na Assembleia Legislativa da Paraíba será de trazer projetos e defender essas famílias. Precisamos cuidar de quem cuida”.
Para Walkiria a situação precisa de um cuidado multiprofissional: “O primeiro choque é o diagnóstico, como essa mãe consegue manter essa criança na escola? Essa criança precisa de um mediador nas atividades, um cuidador para garantir que se alimente, pois essas crianças são muito seletivas, tem que ser levada ao banheiro”. Walkiria diz que as escolas nem sempre tem suporte para atender crianças como o transtorno do espectro autista e que cabe aos legisladores garantir o acesso a educação e cuidado.

Desde ano passado a pré candidata tem se mobilizado para trazer avanços para o estado da Paraíba: “Ano passado estive em Brasília, falei pessoalmente com o Cláudio Panoeiro, que é o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ele se sensibilizou com a minha luta e me entregou em primeira mão uma cartilha de orientações para a família de crianças atípicas”. Desde que recebeu as cartilhas, Walkiria tem distribuído o material em eventos e já solicitou ao gabinete do secretário novos materiais e mais lançamentos.

Aliança com Presidente

Durante sua estada em Brasília, Walkiria teve um encontro com o presidente Jair Bolsonaro e disse que pode perceber a simplicidade e carisma dele: “Eu pude ver que ele é uma pessoa muito simples, muito direta, sem teatro, sem falsidade”. Durante a visita do presidente a Gurinhém na última semana, Walkiria pode reafirmar a parceria com o chefe do executivo federal e disse que mesmo estando em partidos diferentes, sempre terá o presidente como um aliado.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba