Política

Voto de Bosco Carneiro foi decisivo na derrota da emenda que favorecia criação do TCM

Voto de Bosco Carneiro foi decisivo na derrota da emenda que favorecia criação do TCM

jo--o-bosco-carneiro-310x245

A última sessão do ano da Assembleia Legislativa começou sob um clima tenso entre os deputados que estão na expectativa para votar a Lei do Orçamento Anual para o exercício financeiro de 2016 e o Projeto de Instalação do Tribunal de Contas dos Municípios, que acabou com emenda da bancada do PSB derrotada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

A emenda daria suporte a uma futura discussão sobre o TCM já que estaria assegurada dentro do Plano Plurianual do Governo do Estado.

A votação foi por 4 x3 e contou com um voto de um governista, o deputado Bosco Carneiro (PSL), que alegou que a construção de um órgão seria incompatível com o momento atual em que o Estado vive diante da crise financeira que assola o país.

Carneiro já havia externado o seu posicionamento em relação ao TCM e era tido como um voto certo da base governista. Contudo, na sessão da CCJ, o deputado resolveu acompanhar os membros da oposição que compõem a comissão: Bruno Cunha Lima (PSDB), Tovar Correia Lima (PSDB) e Frei Anastácio (PT).

Para o deputado Tovar Correia Lima, a derrota do projeto na CCJ foi uma vitória para a bancada da oposição.

O projeto ainda vai ao Plenário para votação final, mas o deputado acredita que não vai ter força para ser aprovado.

Logo no primeiro expediente, a deputada Daniella Ribeiro (PP) assumiu a Tribuna para dizer que o projeto do TCM seria para beneficiar alguns parlamentares, o que culminou num bate-boca com o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB). Ele pediu para que a deputada desse nomes aos bois.

A discussão tomou conta do Plenário e o deputado José Aldemir (DEM) e o deputado Anísio Maia (PT) também bateram boca por conta do TCM.

Maia disse que fazia parte do governo, mas não fazia conchavos para agradar A ou B e que sempre esteve contra as indicações políticas, pois era a favor do concurso público.

Paraiba Online