Quanto custa a nossa Justiça Eleitoral?

Você sabe quanto custa as eleições e os eleitos no Brasil? Por Rui Galdino

 

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Hoje vou falar de um assunto que muita gente não vai gostar e que corre dele como o diabo corre da cruz! Mas é preciso que os paraibanos e brasileiros fiquem sabendo. Sem falar na compra de votos, caixas dois, dinheiro de propinas, etc, vocês sabem quanto custa as eleições no Brasil? Quanto custa a nossa Justiça Eleitoral? Quanto custa os nossos representantes? Quanto custa o STF? Afinal, será que o dinheiro do povo brasileiro está sendo bem empregado e lhe traz o retorno devido? Pois bem, vamos analisar neste artigo apenas uma parte dos gastos com o dinheiro público!

Hoje o Brasil tem eleições a cada dois anos. Sabe quem faz as eleições? A Justiça Eleitoral. Sabe o tamanho e quanto custa a Justiça Eleitoral para a nação brasileira? A Justiça Eleitoral é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fica em Brasília e que custa anualmente aos cofres públicos da nação cerca de 2 bilhões de reais. Tem também 27 Tribunais Regionais Eleitorais ( TRE´S), que ficam nas capitais dos estados + Zonas + Cartórios Eleitorais que ficam nos municípios e que custam anualmente ao cofres públicos da nação cerca de 5 bilhões reais. Só aí são 7 bilhões de reais por ano, que tenha eleição ou não.

E tem mais, no ano de eleição, ou seja, a cada 2 anos, a Justiça Eleitoral precisa de mais 4 bilhões para realizar as eleições em todo o país, sem falar no famigerado Fundo Partidário de 2 bilhões, para ser distribuído entre partidos políticos e candidatos no ano de eleição. Vá somando, só a Justiça Eleitoral gasta cerca de 7 bilhões de reais por ano e a cada dois anos a preços de hoje, cerca de 13 bilhões por ano. Já pensou quanto dinheiro do povo é gasto só com a Justiça Eleitoral no Brasil?

Realizada as eleições pela Justiça Eleitoral, vem depois os famosos eleitos, conhecidos como representantes do povo. E sabe quanto custa os nossos tais representantes? Não sabe? Então vamos lá! Tirando os gastos com prefeitos, governadores e respectivos vices ( assunto para um próximo artigo ), só com as Casas Legislativas outra dinheirama fenomenal é gasto por ano em nosso país. Só para ter uma idéia, a Câmara dos Deputados, constituída de 513 Deputados Federais e que fica em Brasília, gasta cerca de 6,5 bilhões de reais por ano. Já pensou?

Tem mais. O Senado Federal, constituído de 81 Senadores e que fica também em Brasília, gasta cerca de 4,6 bilhões de reais por ano. Já pensou? Será que Deputados e Senadores produzem o suficiente em prol do povo brasileiro que justifiquem estes gastos todo? Tem mais. E os deputados estaduais? Só para ter uma idéia, existem 27 Assembléias Legislativas no Brasil, que ficam localizadas nas capitais dos estados e custam cerca de 6 bilhões por ano para os cofres públicos da nação.

E aí, já se perdeu nas contas? Até agora o somatório é de cerca de 30,1 bilhões de reais por ano que são gastos com eleições e eleitos. E ainda tem mais, não se esqueçam dos vereadores! No Brasil temos 5.564 Câmara de Vereadores, cada cidade tem a sua. E sabe quantos vereadores? Cerca de 60 mil vereadores em todo o país. Já pensou? Calma, e sabe quanto isso custa para os cofres da nação? Vá somando, cerca de 5 bilhões de reais. Já pensou minha gente quanto dinheiro é gasto para manter isso tudo? Total geral a preço de hoje: 35,1 bilhões por ano. Lembre, que ainda falta computar os gastos anuais com prefeituras e governos estaduais! Meu Deus!

Sem falar no Supremo Tribunal Federal ( STF ), que fica em Brasília, constituído por 11 ministros e que custa aos cofres da nação brasileira, cerca de 600 milhões de reais por ano. Já pensou? Será que estes gastos todos valham a pena em nome do povo brasileiro? O que o povo ganha com isso? Caro leitor(a), você não acha que tudo isso deve ser repensado? Então, quem vai ter a coragem para enfrentar e mudar esta realidade? Rico Brasil, sofrido povo brasileiro, honesto, trabalhador, mas que paga uma conta injusta e que não lhe traz o devido retorno. Até quando? Viva um novo Brasil!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino