Bastidores

Véspera de julgamento: João Azevêdo e Adriano Galdino são flagrados em restaurante antes de decisão sobre Alanna no TCE-PB

Véspera de julgamento: João Azevêdo e Adriano Galdino são flagrados em restaurante antes de decisão sobre Alanna no TCE-PB

Paraíba - Um vídeo exclusivo obtido pelo Polêmica Paraíba mostra o governador João Azevêdo (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), em um encontro informal no restaurante Sonho Doce, em João Pessoa, na tarde desta terça-feira (22). O registro acontece um dia antes do julgamento que pode barrar a posse de Alanna Galdino, filha de Adriano, como conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

A reunião entre as duas principais autoridades envolvidas na indicação chamou atenção nos bastidores políticos. Alanna foi nomeada por Azevêdo após aprovação da Assembleia Legislativa — presidida por seu pai —, e sua escolha é contestada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que ingressou com uma ação civil pública para impedir a posse.

Na ação, o MPPB argumenta que Alanna não comprova os requisitos constitucionais exigidos para o cargo, como experiência mínima de 10 anos em áreas específicas. Há ainda suspeitas de que ela não teria exercido efetivamente o cargo comissionado que alega ter ocupado na Secretaria de Planejamento da Paraíba, e que estaria, na verdade, frequentando um curso de Medicina em Campina Grande.

A sessão do TCE-PB que vai julgar o caso está marcada para esta quarta-feira (23), sob relatoria do conselheiro Nominando Diniz. O Ministério Público de Contas também ingressou com uma representação paralela contra a nomeação, apontando os mesmos argumentos.

O vídeo obtido pelo Polêmica Paraíba alimenta especulações sobre uma possível articulação de bastidores às vésperas da decisão. Até agora, nenhum dos envolvidos comentou publicamente sobre o conteúdo do encontro.