REELEITO

Vereador preso é empossado na cadeia através de videoconferência

Como está preso, os demais vereadores devem definir nos próximos dias se ele vai receber os subsídios pertinentes ao cargo. O subsídio pago aos vereadores do município é de R$ 4,8 mil.

 

Diogo Canata foi empossado na cadeia, nesta quarta-feira, 13, através de videoconferência, por determinação judicial. O vereador é de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, e está preso no município vizinho de Bela Vista do Paraíso, desde julho do ano passado. Para o ato de posse, um telão foi instalado na Câmara de Alvorada da Sul, onde os outros sete vereadores empossados no dia 1 de janeiro acompanharam a solenidade.

Diogo Canata foi o quarto vereador mais votado da cidade e garantiu uma cadeira na Câmara mesmo sem fazer campanha. Ele está preso desde julho de 2020, quando uma operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) apontou o vereador como um dos chefes do tráfico na cidade. Na operação, segundo a polícia, os agentes encontraram na casa do vereador aproximadamente 30 quilos de crack e armas. Após a prisão, o vereador foi afastado do cargo e teve o salário suspenso. Contudo, como o caso ainda não foi julgado, Canata não teve seus direitos políticos suspensos e pode participar das eleições.

Como está preso, os demais vereadores devem definir nos próximos dias se ele vai receber os subsídios pertinentes ao cargo. O subsídio pago aos vereadores do município é de R$ 4,8 mil.

“Nunca vi algo desse tipo, mas se o juiz liberou ele concorrer a eleição e o diplomou, a Câmara deve empossá-lo. A posse foi determinada pela Justiça, não é uma decisão nossa. Agora, a comissão vai definir se ele recebe ou não o subsídio. No ano passado, o salário foi suspenso”, informou o presidente da Câmara de Alvorada do Sul, Nivaldo Palaro em entrevista.

Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba