Racha no PT

Veneziano x João: Quem vai ficar com o apoio de Lula na Paraíba?

Nesta última semana, duas situações envolvendo o PT, agitaram o mundo politico da Paraíba, na Segunda, o Senador Veneziano Vital do Rego (MDB), oficializou a sua candidatura ao Governo do Estado, a chapa majoritária formada pele Senador e pelo ex-Governador Ricardo Coutinho(PT), disputando a cadeira do Senado, tem o apoio do diretório estadual do partido e consequentemente de Lula. 

 

Nesta última semana, duas situações envolvendo o PT, agitaram o mundo politico da Paraíba, na Segunda, o Senador Veneziano Vital do Rego (MDB), oficializou a sua candidatura ao Governo do Estado, a chapa majoritária formada pele Senador e pelo ex-Governador Ricardo Coutinho(PT), disputando a cadeira do Senado, tem o apoio do diretório estadual do partido e consequentemente de Lula.

Já na Quinta-Feira, o Governado João Azevêdo, voltou ao PSB e ao lado de outras lideranças petistas, reiterou que quer ter o apoio de Lula na Paraíba, em uma possível, federação partidária nacional entre PT e o PSB.

Essa situação demonstra, a clara divisão, dentro do PT da Paraíba, na ala que apoia a candidatura de Veneziano, estão o Presidente Estadual Jackson Macêdo, o ex- Governador Ricardo Coutinho, o ex- Deputado Federal Luiz Couto, as Deputadas Estaduais, Estela Bezerra e Cida Ramos, o Vereador Marcos Henriques, a ex-Prefeita do Conde, Márcia Lucena, o ex-Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entre outros.

E o lado que apoia a reeleição de João Azevêdo, tem nas figuras do Deputado Federal, Frei Anastácio e do Deputado Estadual, Anísio Maia, os principais líderes de uma parcela importante do partido, que não concordam com o apoio a candidatura de Veneziano, e pregam pela federação entre o PT e o PSB.

Conversamos com três lideranças do PT, que simbolizam esse racha, o Vereador Marcos Henriques, o Presidente Jackson Macêdo, e Anísio Maia, cada um com seu olhar, sobre a situação curiosa, que passa o partido na Paraíba.

 

Jackson Macêdo

O Presidente do PT, no estado, Jackson Macêdo, é uma das principais vozes a favor do apoio do partido, a candidatura de Veneziano, ” Quem vai tomar a decisão é o Presidente Lula, a clara sinalização do diretório nacional é o apoio a Veneziano, isso está resolvido. Nenhum passo que eu dou na Paraíba, deixa de ser combinado com a direção nacional, eu não sou maluco de ser Presidente de um partido e caminhar de forma contrária aos pensamentos do PT”.

” É uma loucura, uma pessoa em sã consciência pensar que o PT ia aceitar a filiação do ex-Governador Ricardo Coutinho e logo após formalizar um apoio a João Azevêdo, isso não tem nenhuma lógica, os estados estão com suas decisões alocadas ao PT Nacional, cada estado tem suas peculiaridades, em Pernambuco, por exemplo, Humberto Costa era favorito em todas às pesquisas, mas a direção achou melhor, o apoio do partido ao candidato do PSB, tudo o que eu faço é pensando na nossa tática nacional, tudo em conformidade com a Presidente Gleisi e com o Presidente Lula”.

Uma ala do PT, capitaneada por Anísio Maia e Frei Anastácio, é a principal voz de apoio a candidatura de João Azevêdo, para Jackson, a opinião dessa ala não é importante, ” Em relação aos dissidentes, eu não tenho o que opinar, cada um toma às suas decisões e vai ter que arcar com as consequências dos seus atos”.

” Eu não estou preocupado com as ações dos dissidentes, a minha preocupação é a eleição do Presidente Lula, tem gente do outro lado que quer apoiar Efraim Moraes e Aguinaldo Ribeiro ao Senado, quando temos Ricardo Coutinho, líder nas pesquisas, eles já foram contra o PT em 2020, ao não apoiar Ricardo na disputa pela Prefeitura, e agora querem apoiar João, que tem esses golpistas no seu palanque”.

Marcos Henriques

O Vereador de João Pessoa e pré-candidato a Assembleia Legislativa, Marcos Henriques, acredita que o melhor para o PT, é apoiar Veneziano, por ter similaridades ideológicas com o partido, “Primeiro, temos que olhar a perspectiva nacional a favor da candidatura do Presidente Lula, o MDB nacional fechou o Nordeste, em torno de Lula, e exigiu candidaturas em apenas dois estados, Alagoas e Paraíba, a nossa direção, olhou dois pontos, a capilaridade e à situação de cada estado especificamente”.

“Nós temos uma candidatura de esquerda ao Senado, representada por Ricardo Coutinho, João Azevêdo, tem na sua chapa, pessoas que votaram em todas às reformas, que prejudicaram a vida do trabalhador, e nós queremos alguém no Senado, que vá trabalhar e ajudar Lula nas pautas que o Brasil precisa”.

” Eu defendo a candidatura de Veneziano, pois ele foi um parlamentar, que nunca votou, contra a classe trabalhadora e que sempre foi contra às reformas, que Bolsonaro propôs em Brasília”.

Marcos Henriques, acredita que os colegas de partido, que apoiam João, deveriam ver o cenário de uma forma, mais racional, ” Eu acho um erro, das pessoas pensarem só na Paraíba, nós temos que pensar na eleição do Presidente Lula, a estratégia nacional do PT, é formar uma base forte no Nordeste, com o MDB, nós não podemos pensar regionalmente, temos que pensar no todo e o apoio do MDB é importantíssimo e valioso, para o Presidente Lula”.

Anísio Maia

O Deputado Estadual, Anísio Maia, é um dos líderes da ala petista, que vai apoiar a candidatura de João Azevêdo, em 2020, Anísio concorreu a Prefeitura de João Pessoa, de forma contrária, ao pensamento do diretório nacional, que era a favor do apoio a Ricardo Coutinho.

Para Anísio, não é novidade, esse tipo de divisão ideológica, em um partido como o PT, ” É algo normal, esse tipo de divisão, o PT não tem dono, ninguém pode nos obrigar a votar e apoiar, candidatos aos quais nós não temos similaridade”.

” Nós somos a maioria, o PT da Paraíba, está com João Azevêdo, eles estão fugindo da regra do partido, o maior número de filiados, apoia João e isso implicaria no fechamento da questão, mas a liderança estadual, infelizmente não está seguindo o regimento do partido”.

” Na segunda-feira, em nenhum momento, Gleisi Hoffman, indicou que Veneziano, é o candidato do partido, no vídeo que passaram, ela só o cumprimentou, Lula nem participou desse lançamento, daí você vê, que esse apoio, ainda não é algo fechado, os dois lados, irão falar com o Diretório Nacional, mas tenho certeza, que esse apoio, será de João”.

Por fim, Anísio Maia destacou o legado de mais de quatro décadas como filiado do PT e disse que não vai sair do partido

“Não vou sair do PT, estou no partido a 42 anos, fundei o PT junto com Lula e outras lideranças, e já estou acostumado a essas disputas, pra mim quem não gosta de disputa, não é a favor da democracia”.

 

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba