Mulheres na Política

VEJA VÍDEO: Lídia de Moura fala sobre participação feminina na política e sobre estratégias do PMN-PB

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta segunda-feira(04) a presidente do PMN na Paraíba, Lídia de Moura.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta segunda-feira(04) a presidente do PMN na Paraíba, Lídia de Moura. Durante a entrevista ela falou sobre a importância do fundo partidário e da cota mínima de mulheres para que os partidos possam homologar suas coligações, ela também falou sobre a relação do seu partido com as principais lideranças políticas no estado e suas expectativa para a eleição presidencial.

Lídia defendeu a manutenção do fundo partidário, que segundo ela seria um recurso que permitiria que a participação feminina nas eleições seja uma realidade praticável. A presidente do PMN também defendeu a cota mínima de participação feminina que os partidos devem cumprir para que possam ter suas coligações homologadas, segundo ela esta cota obriga os mulheres a tornarem as mulheres figuras cada vez mais presentes na vida política brasileira e assim buscando uma maior representatividade.

Ela afirmou que ainda não há um número exato de quantas mulheres disputarão algum cargo eletivo durante a disputa que ocorrerá este ano, mas que a legenda já teria alguns planos organizados para aglutinar uma maior presença feminina e também conscientizar as mulheres paraibanas da importância da sua presença não apenas como eleitoras, mas também como protagonistas da disputa.

Questionada sobre quais as alianças que o seu partido deveria fechar para o governo do estado, Lídia garantiu que estarão juntos do nome do candidato governista, João Azevedo(PSB) e que dentre as motivações que a teriam feito tomar esta decisão estaria o fato que ela classificou como traição do prefeito da capital, Luciano Cartaxo(PV). Segundo ela o prefeito teria protelado na tomada de uma decisão que teria atrapalhado no lançamento de sua candidatura e culminado na sua saída da secretaria municipal da mulher.

Ela ainda defendeu que o apoio ao nome de João Azevedo se estenderia como  um apoio completo a todo o projeto governista e que por isso será natural o apoio aos nomes que forem lançados pela chapa para o Senado Federal como o de Veneziano Vital do Rego(PSB), que já foi confirmado como o primeiro candidato a senador.

Questionada sobre o atual momento enfrentado no São João de Campina Grande e sobre quais os problemas que causariam este cenário relatado pela imprensa e pela população campinense estaria a má gestão da festa por parte do prefeito Romero Rodrigues(PSDB)que estaria levando a uma descaracterização da festa. Para ela o São João de Campina Grande estaria perdendo sua principal marca que é ser feito pelo próprio povo campinense e paraibano dando ao espetáculo um toque especial dos filhos da terra.

Lídia também comentou o fato do senador Cássio Cunha Lima(PSDB) ter sido visto em pré-campanha na rainha da Borborema, o senador que sempre foi tido como unanimidade na cidade da qual já foi prefeito em sua oportunidades foi visto em aproximação com seu eleitorado buscando garantir os votos da população. Para ela estas movimentações do senador seriam uma demonstração de que ele não seria mais tão hegemônico quanto no passado, essa perda de força se deveria exatamente ao fogo amigo que Cássio receberia do atual prefeito de Campina, Romero Rodrigues(PSDB).

Para ela este ano também estará em jogo nas urnas campinenses uma disputa interna do PSDB para decidir quem terá o direito de apontar quem será o próximo candidato do partido para a prefeitura da cidade com a saída do atual prefeito, Romero Rodrigues no ano de 2021. Romero tentaria lançar um nome que mais lhe agradasse enquanto Cássio buscaria lançar o nome do próprio filho o deputado federal Pedro Cunha Lima(PSDB).  Assista ao vídeo com a entrevista completa abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1765411986847401/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba