Definido

Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Pandemia e Randolfe, vice; Renan Calheiros será relator

Aziz recebeu 6 votos, contra 3 de Eduardo Girão

Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito presidente da CPI da Pandemia. O amazonense era favorito para o cargo desde quando foram indicados os membros para a comissão. Aziz recebeu 8 votos, contra 3 de Eduardo Girão (Podemos-CE). Votaram em Omar Aziz os senadores considerados independentes ou de oposição: Otto Alencar (PSD-BA), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE), além do próprio Aziz. O detalhe é que um dos 4 da bancada governista também votou no amazonense.

Os senadores também elegeram o vice-presidente da CPI, que será Randolfe Rodrigues, depois de obter 7 votos. O senador da Rede é autor do requerimento para instalação da comissão de inquérito. Pela tradição, o autor fica com a presidência, mas por ser considerado de oposição, o nome de Randolfe sofria resistência, inclusive de alguns senadores independentes. Com isso, o acordo foi selado para integrar Aziz e Randolfe.

Cabe ao presidente da Comissão indicar o relator, que será Renan Calheiros (MDB-AL), como já havia sido confirmado por Omar Aziz desde a semana passada. Porém, na noite da segunda-feira (26), um juiz da 2ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu liminar para impedir que Calheiros fosse escolhido relator da CPI. No entanto, a liminar foi derrubada na manhã desta terça (27) a pedido do Senado Federal. Com isso, o caminho para Renan Calheiros na relatoria está livre.

Omar Aziz é considerado independente, apesar de votar na maioria das vezes com o Governo. Por outro lado, ele não era o preferido do Planalto, pois o senador faz duras críticas a condução do Governo Federal na pandemia, desde as medidas não adotadas em março de 2020 para barrar a entrada do vírus, passando pela recusa na compra de vacinas e pelas falas em tom negacionista do presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba