Declaração

Um dia após protestos em todo o Brasil, Motta afirma que é o momento de tirar "pautas tóxicas"

Um dia após protestos em todo o Brasil, Motta afirma que é o momento de tirar "pautas tóxicas"

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou durante um evento realizado pelo banco BTG Pactual, em São Paulo, que é o “momento de tirar da frente todas essas pautas tóxicas”.

“É chegado o momento de tirarmos da frente todas essas pautas tóxicas. Talvez a Câmara dos Deputados tenha tido, na semana passada, a semana mais difícil e mais desafiadora. Mas este presidente que vos fala.. nós decidimos que vamos tirar essas pautas tóxicas porque ninguém aguenta mais essa discussão”, declarou.

De acordo com Motta, o Brasil tem que “olhar pra frente” e discutir pautas que realmente importam como a reforma administrativa, questões do imposto de renda e da segurança pública.

Atos na Paraíba e em todo o Brasil

A fala do deputado ocorre um dia após manifestações que ocorreram nas capitais brasileiras contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 3/2021, conhecida como “PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados.

A PEC da Blindagem foi aprovada, na terça-feira (16), com apoio massivo dos deputados da oposição e do Centrão, além de alguns integrantes da base de Lula e do PT.

O texto diz que a abertura de processos na Justiça contra deputados e senadores precisará antes ser decidido com o aval dos próprios parlamentares, dificultando a possibilidade de punição ou perda de mandato.

Perguntado sobre os atos, o presidente da Câmara afirmou que a democracia brasileira “está mais viva do que nunca”, ressaltando que no dia 7 de setembro também houve manifestações de grupos a favor da anistia.

“Isso demonstra que a nossa população está nas ruas defendendo aquilo que acredito, e eu tenho um respeito muito grande pelas manifestações populares”, disse.