A Universidade Federal da Paraíba vai conceder o título de Doutora Honoris Causa à deputada federal Luiza Erundina (PSOL–SP), em reconhecimento à sua trajetória política e contribuição ao país.
A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (25), às 17h, no auditório Professor Milton Paiva, na Reitoria da instituição, em João Pessoa.
Natural de Campina Grande, Erundina iniciou sua vida pública na Paraíba e construiu uma das carreiras mais longevas e respeitadas da política brasileira. A solenidade deve reunir autoridades, lideranças políticas e acadêmicas, além da reitora Terezinha Domiciano.
O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta honraria concedida por universidades a personalidades que se destacaram por suas contribuições relevantes à sociedade nas áreas de educação, cultura, ciência ou vida pública.
Trajetória
Luiza Erundina começou sua vida pública em 1958, como secretária de Educação de Campina Grande. Perseguida durante a ditadura militar, mudou-se para São Paulo em 1971, onde consolidou sua atuação política.
Foi vereadora em 1982, deputada estadual em 1986 e, dois anos depois, fez história ao se tornar a primeira mulher prefeita de São Paulo, eleita pelo PT. Em 1993, ocupou o cargo de ministra da Administração Federal, no governo de Itamar Franco.
Eleita deputada federal em 1998, permanece na Câmara até hoje, onde exerce seu sétimo mandato consecutivo. Em 2022, foi reeleita por São Paulo, agora pelo PSOL, legenda à qual está filiada desde 2016.
Com firme atuação em temas como direitos sociais, participação popular e igualdade de gênero, Erundina é considerada um dos nomes mais respeitados da esquerda brasileira e da política nacional.
Fonte: Fonte 83
Créditos: Polêmica Paraíba