eleições 2024

TSE já se preocupa com inteligência artificial nas eleições de 2024

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, está preocupado com o uso de inteligência artificial que será feito nas eleições do ano que vem.

imagem: reprodução/internet

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, está preocupado com o uso de inteligência artificial que será feito nas eleições do ano que vem. Ao todo, há pelo menos 550 mil candidatos.

Nesta terça-feira (12) à tarde, Moraes se encontrou com representantes da Meta para falar sobre o uso de IA na disputa eleitoral. O ministro questionou a plataforma sobre o que está sendo feito para impedir que a inteligência artificial seja utilizada para propagar desinformação e discurso de ódio. A Meta disse que está testando ferramentas, mas que ainda não sabe se elas serão implementadas nas eleições de 2024. Uma questão levantada foi o uso de uma marca-d’água em conteúdos gerados por IA.

A próxima presidente do TSE é a ministra Cármem Lúcia. E, de acordo com interlocutores, ela está estudando mais esse tema, e pode ser que a corte apresente uma resolução exclusiva para tratar de plataformas.

Mais cedo, Moraes cobrou do Congresso Nacional uma regulamentação sobre o uso da inteligência artificial. O ministro afirmou que “não há a mínima transparência” dos algoritmos usados pela IA e pelas big techs.

O ministro alertou também para possíveis manipulações do eleitor. “Se é algo que afeta a mente humana, afeta as relações de consumo e capital, que afeta a democracia, porque afeta a livre escolha do eleitor. É algo que tem que ser regulado”, declarou.

Fonte: Agência Brasil
Créditos: Agência Brasil