Eleições 2020

TSE divulga link para denúncias de disparo de mensagens em massa sobre Eleições 2020

Eleições 2020 serão a primeira após a proibição do disparo em massa de mensagens por Lei

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um link no qual os eleitores podem denunciar disparos de mensagens em massa durante as eleições municipais deste ano. Através desta página também é possível denunciar informações falsas, as populares Fake News. A medida faz parte de uma série de protocolos anunciados durante esta semana para combater os crimes eleitorais na internet, principalmente por meio das redes sociais.

Conforme informou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, as Eleições 2020 serão a primeira em que o disparo de mensagens em massa está proibido por Lei.

O WhatsApp já havia desativado anteriormente o disparo em massa e afirmou que vai agir junto ao TSE, investigando as denúncias e inativando contas suspeitas, além de encaminhar as informações às autoridades.

O disparo em massa é feito principalmente por meio de robôs e contas falsas que promovem artificialmente campanhas de ódio contra candidatos, partidos e instituições. A disseminação de conteúdo difamatório e falso são os principais componentes das mensagens.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba