Tropas federais já estão em Campina Grande para garantir segurança em pleito

Comboio chegou ontem à cidade; força federal reforça segurança em mais de 120 locais de votação

tropas federais

Os 400 homens do Exército Brasileiro – que vão reforçar o esquema de segurança em Campina Grande nestas eleições, já estão na cidade. Do efetivo, fazem parte 300 militares do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (31º BIMtz), aquartelado na cidade, mais 100 homens do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RCMec), cujo quartel fica em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. Os militares do 16º RCMec chegaram a Campina, na manhã de ontem, num comboio formado por caminhões e jipes da força federal.

O coronel Alexandre Bichara Varjão, comandante do 31º BIMtz, explicou que as tropas do Exército realizarão operações de garantia de votação e de apuração, dentro da legislação vigente em colaboração com a Justiça Eleitoral. “Todo o planejamento realizado foi concebido para que possamos realizar a segurança dos mais de 120 locais de votação em Campina Grande”, disse.

Os 400 homens estarão a postos em 124 locais de votação, por todo o domingo. Eles estarão executando ações operacionais e de logística para reforço do esquema de segurança do pleito. O trabalho dos militares do Exército compreenderá todo o processo de votação que será desenvolvido das 8h às 17h, até o final da apuração dos votos, no Fórum Eleitoral Desembargador Evandro de Sousa Neves, no Bairro da Liberdade.

O reforço local da guarnição federal por homens do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, segundo o coronel Varjão, é justificado pelo fato de ser Campina Grande o segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. “Nós temos muitos locais de votação e, dessa forma, a gente consegue proporcionar a segurança devida ao pleito eleitoral”, frisou o comandante do 31º BIMtz.

O coronel Alexandre Varjão ressaltou que a distribuição do efetivo do Exército pela cidade durante o pleito do domingo em Campina Grande, vai ser feita em observância aos locais que reúnem o maior número de eleitores. “Na verdade, nós temos locais de votação que tem um fluxo maior de eleitores. Nesses locais, certamente, haverá um patrulhamento intensificado para que a gente possa proporcionar a segurança”, disse o oficial.

As atividades estritamente militares em preparação à presença do Exército nas ruas no domingo começaram desde ontem, com a chegada do reforço do 16º RCMec; e continuam por todo o dia de hoje. O Exército desenvolverá atividades de reforço às ações das forças de segurança pública estaduais. O coronel Varjão considera importante a integração das forças. “A integração sempre é muito bem-vinda e os órgãos de segurança pública sempre estão em colaboração com nosso Exército e esse trabalho sempre é bastante saudável e bastante interessante”, destacou.

Os militares farão o patrulhamento e haverá efetivos estacionados em locais estratégicos da cidade, estarão monitorando todos os locais de votação (que compreendem cinco zonas eleitorais: 16, 17, 71 e 72), para garantir a normalidade das eleições. As forças federais seguem todas as determinações da legislação eleitoral, de comum acordo com as orientações repassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), a quem coube a solicitação dos efetivos do Exército, pedido aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral e imediatamente repassado ao Ministério da Defesa.
Correio da Paraíba