TECNOLOGIA

TRE vai disponibilizar dados de urnas eleitorais com QR code

Tecnologia vai agilizar apuração paralela da votação deste ano

treO coordenador de tecnologia da informações do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Cassimiro Júnior, disse na noite desta quinta-feira, 07, que as eleições deste ano terão uma grande novidade para todos os eleitores que quiserem acompanhar a apuração dos votos em primeira mão.

Em entrevista ao programa Master News, da TV Master, Cassimiro disse que o Código QR (sigla do inglês Quick Response) nos boletins de urna, que são impressos logo após o fechamento do ponto de votação. Todas as pessoas terão acesso ao boletim que ficará anexo a parede das sessões eleitorais.

Logo que a votação termina, serão impressos quatro boletins de urna e o material será guardado em uma mídia que será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral, que vai juntar todos os dados e totalizar os dados dos Boletins de Urna.

Para isto, segundo Cassimiro, basta fazer o download de um aplicativo que será disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e qualquer eleitor poderá fazer sua apuração eleitoral paralela.

Questionado sobre o planejamento do setor de TI para garantir que haja internet em todos os locais da Paraíba, o coordenador de TI disse que “estamos estimando que precisaremos instalar 62 pontos fora dos cartórios eleitorais, ter internet é condição obrigatória para as eleições, para que tudo funcione direitinho”, disse.

Ele admitiu que em 2014 houve problemas em várias urnas que, segundo ele, tinham o sistema invertido e garantiu que o problema não vai acontecer neste ano porque estão sendo realizados mais testes com as urnas que serão usadas na votação de outubro em toda a Paraíba.
Créditos: Polêmica Paraíba