CRISE HÍDRICA

TRANSPOSIÇÃO: Romero Rodrigues recorre da decisão que determinou a interrupção das obras

O prefeito alerta para as graves consequências que a interrupção da obra pode gerar

romero_rodrigues-foto-walla_santos_7

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, vai recorrer da decisão da Justiça do Trabalho de Olinda, que determinou aos consórcios que tocam as obras da transposição do Rio São Francisco que paralisem a construção do “Túnel Monteiro”. A Justiça acatou pedido do Ministério Público, que ajuizou uma Ação Civil Pública, considerando “iminente risco de trabalho” aos trabalhadores da obra.

De acordo com Romero, as consequências da paralisação da obra também são gravíssimas, não apenas pelo baixíssimo volume do Açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e os municípios da Borborema, mas também pela contaminação da água que, segundo o gestor, já é bastante grande. “A cada dia que o volume do açude é reduzido, aumenta a quantidade de toxina do açude”, alerta.

Romero lembra que mais de um milhão de pessoas dependem da transposição e que o prazo de conclusão da obras, previsto para abril deste ano, não pode mais ser postergado. “O que é mais importante? Uma questão trabalhista, onde você pode notificar, multar e punir a empresa, ou a vida, que não tem preço. Nós temos pressa. Quem tem sede tem pressa”, reforçou.

De acordo com a decisão, os gestores da obra estão obrigados a suspender a utilização de todos os veículos usados pela empresa RR Transportes para transporte de trabalhadores, substituindo-os por outros em melhores condições. São réus na Ação os consórcios Bacia do São Francisco e São Francisco Leste, S.A. Paulista de Construções e Comércio, FBS Construção Civil e Pavimentação Ltda e Somague Engenharia S.A do Brasil.

Fonte: Blog do Gordinho