reuniões

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO: Deputados da Frente Parlamentar Interestadual têm agenda em Brasília

Na agenda dos parlamentares estão reuniões e cobranças sobre as dificuldades enfrentadas na operação do Eixo Leste e conclusões de etapas das obras do Eixo Norte; bem como, problemas relacionados às obras complementares.

Os deputados que integram a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa da Conclusão das Obras dos Eixos Leste e Norte da Transposição do Rio São Francisco, das Assembleias Legislativas da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, estarão em Brasília, partir das 15h desta terça-feira (10) e até o final da tarde da quinta-feira 12). Na agenda dos parlamentares estão reuniões e cobranças sobre as dificuldades enfrentadas na operação do Eixo Leste e conclusões de etapas das obras do Eixo Norte; bem como, problemas relacionados às obras complementares.

“As populações beneficiadas pelo projeto da Transposição precisam ter acesso, efetivamente, à água tanto para irrigação, quanto para consumo humano e animal e é isso que vamos cobrar”, diz o deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB que será o representante paraibano na comitiva que é formada ainda pelo deputado Antônio Fernando (PSC-PE), Guilherme Landin (PDT-CE) e Francisco do PT (PT-RN). Os parlamentares irão se reunir com as bancadas federais dos estados que compõem a Frente e vão tentar viabilizar audiências com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, com o Presidente da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Marcelo Andrade Moreira Pinto, ainda com o Presidente da ANA – Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu e se possível com os relatores dos orçamentos da União (LOAS, LDO, PPA).

“Vamos mobilizar as bancadas federais dos estados do Nordeste pela conclusão das obras do Eixo Norte, paralisadas desde a saída da ex-presidente Dilma, e ainda pela retomada das ações que asseguram a chegada das águas no Eixo Leste. Essa obra tão importante para o Nordeste precisa ter a devida atenção do Governo Federal”, afirma Jeová.

Para o parlamentar, a recente notícia da assinatura de um decreto que entrega à iniciativa privada a incumbência de gerar e vender energia ao longo dos canais Norte e Leste da Transposição também deve ser pauta desta viagem à Brasília. “Não podemos concordar com isso. Esse decreto merece todo o nosso repúdio, pois a água para o Nordeste é para as camadas mais pobres, é para minimizar os efeitos da seca e entregar uma obra dessas à iniciativa privada é o mesmo que tirar o direito do nordestino ter água para viver e para o pequeno plantio, para sua subsistência”, afirma o parlamentar. Jeová se refere ao Decreto de número 9954/19, publicado no Diário Oficial da União (DOU), da última quinta-feira (05).

Fonte: News Comunicaçõa
Créditos: Eliane Sobral