NOVA PRESIDÊNCIA

TJPB publica edital das eleições da mesa diretora na próxima segunda-feira

Com a publicação do edital, abre-se o prazo de dez dias úteis para as inscrições dos candidatos

tjpbA informação foi confirmada pelo atual vice-presidente, desembargador José Ricardo Porto (Foto: Walla Santos)
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) publica na próxima segunda-feira (17) o edital abrindo o processo de inscrições para as eleições da mesa diretora, composta pelos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor geral de justiça. A informação foi confirmada pelo atual vice-presidente, desembargador José Ricardo Porto, na tarde desta quinta-feira (13). Segundo ele, com a publicação do edital, abre-se o prazo de dez dias úteis para as inscrições dos candidatos.

Dos 19 desembargadores, não poderão concorrer apenas quem já foi presidente, quem já ocupou dois cargos na mesa diretora do TJ, e também não pode disputar membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE).

Esta última restrição motivou, na tarde desta quinta-feira, a renúncia do desembargador José Aurélio da Cruz ao cargo de presidente do TRE-PB. Ele fez o anúncio durante a sessão da Corte eleitoral. José Aurélio se desincompatibilizou porque pretende concorrer ao cargo de presidente TJPB. Com sua renúncia, assume o cargo de presidente do TRE a vice-presidente, desembargadora Maria das Graças.

O desembargador José Ricardo Porto disse, nesta tarde, que o desembargador José Aurélio da Cruz é um homem qualificado, decente, ocupou vários cargos como magistrado, e sua postulçação é legítima. “Nós recebemos a postulação dele com muita satisfação”, disse o desembargador José Ricardo, que destacou a importância do exercício da democracia.

O desembargador Oswaldo Trigueiro, que continua assegurando não ter interesse de concorrer ao cargo de presidente, destacou que todos aqueles desembargadores que não estejam impedidos têm legitimidade para postular à mesa diretora. Mas ele prefere não arriscar quem serão os candidatos. “Vamos aguardar, está muito cedo”, disse.

A eleição da mesa diretora acontece ainda no mês de novembro. Já a posse da nova mesa acontece somente em 2017. Atualmente, o presidente do TJPB é o desembargador Marcos Cavalcanti e o corregedor, Arnóbio Alves Teodósio.

Fonte: Click PB