Cobrança

TENSÃO NA BASE: Galdino exige protagonismo do Republicanos e insinua rompimento com o grupo governista: "se o Republicano sai, o governo tem a certeza que perde as eleições"

TENSÃO NA BASE: Galdino exige protagonismo do Republicanos e insinua rompimento com o grupo governista: "se o Republicano sai, o governo tem a certeza que perde as eleições"

Paraíba - O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), fez um discurso contundente ao defender mais espaço para seu partido na base do governador João Azevêdo (PSB). Galdino classificou o Republicanos como “o fiel da balança” da aliança governista e afirmou que, sem o apoio da legenda, a continuidade do projeto político do grupo estaria ameaçada nas eleições.

Se o Republicanos fica no governo, o governo tem a certeza que será vitorioso. Mas se o Republicanos sai, o governo tem a certeza que perde as eleições. Isso é fato, isso é verdade. A Paraíba toda sabe disso”, afirmou o deputado, no programa Frente a Frente da TV Arapuan.

Galdino relembrou uma reunião realizada na Granja Santana, residência oficial do governador, em janeiro deste ano, onde estiveram presentes lideranças da base, como o prefeito Cícero Lucena, o deputado federal Hugo Motta, a senadora Daniella Ribeiro, o deputado Aguinaldo Ribeiro, o vice-governador Lucas Ribeiro, além do próprio João Azevêdo. Segundo ele, todos concordaram que a unidade do grupo é fundamental para vencer as eleições de 2024 e 2026.

“Todos disseram: ‘unidos, a gente ganha’. E eu disse: vamos traduzir isso para o português político? Vocês estão dizendo que se o Republicanos ficar, a gente ganha. Se o Republicanos sair, o governo perde”, ressaltou Galdino.

Reivindicações do Republicanos

Apesar de reafirmar o interesse do partido em permanecer na base governista, o deputado deixou claro que o Republicanos espera ser tratado com o peso político que representa. Ele lembrou que o partido apoiou João Azevêdo nas eleições de 2022 mesmo sem ocupar espaço na chapa majoritária e que hoje é a maior sigla da aliança.

“Queremos continuar com João, mas queremos reconhecimento. E como se traduz esse reconhecimento? Que ele nos enxergue e nos dê o tamanho que temos”, disse. E completou: “Não estou pedindo para mim, estou pedindo para o partido. O mais natural seria que o maior partido da base tivesse a cabeça de chapa”.

Impacto e Cenário Político

A fala de Adriano Galdino ocorre em meio às movimentações da base aliada para a disputa eleitoral de 2024 em João Pessoa e já projeta o cenário de 2026. A mensagem reforça a postura do Republicanos de exigir espaço proporcional à sua força dentro do grupo político liderado por João Azevêdo.

Vídeo: